domingo, setembro 11, 2011

Estresse na Semana da Saúde do SAFRA


Palestra
Estresse no ambiente de trabalho
com o Prof. Armando Ribeiro das Neves Neto

Alguns estudos apontam que a prevalência do estresse nas instituições financeiras pode chegar a 65% dos bancários, segundo dados do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo (2011). O Programa de Avaliação do Estresse do CHECK-UP do Hospital São José - Beneficência Portuguesa de São Paulo em parceria com a Semana da Saúde do Banco Safra, promoverá uma palestra ministrada pelo psicólogo e consultor em gestão do estresse Prof. Armando Ribeiro sobre o estresse no ambiente de trabalho. Promover a conscientização sobre o impacto do estresse na saúde física e emocional dos colaboradores é uma das primeiras medidas preventivas capazes de reduzir o estresse ocupacional. Menos estresse é mais vida!!!

Local: Matriz do Banco Safra (Av. Paulista, 2150)
Data: 13/09/2011
Horário: 10h
Público-alvo: colaboradores do Banco Safra



FOTOS DO EVENTO


O Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo esteve presente na Semana da Saúde do Banco Safra.


Prof. Armando Ribeiro das Neves Neto, coordenador do Programa de Avaliação do Estresse do CHECK-UP do Hospital São José - Beneficência Portuguesa de São Paulo, ministrou a palestra "Estresse no ambiente de trabalho" na Semana da Saúde na sede central do Banco Safra, em São Paulo.


Participação de colaboradores de diversos departamentos do Banco Safra.


O evento foi organizado pelo RH Gestão de Saúde do Banco Safra e contou com a participação do Programa de Avaliação do Estresse do CHECK-UP do Hospital São José - Beneficência Portuguesa de São Paulo.


Foram utilizados equipamentos de biofeedback para sensibilização dos participantes da palestra quanto aos efeitos do estresse no corpo e na mente. Foi possível demonstrar o papel de simples técnicas de respiração para à redução do estresse.


Os participantes da palestra demonstraram interesse e apoio à importância da conscientização sobre o estresse ocupacional na instituição financeira, com medidas simples e cientificamente embasadas. Muitos sugeriram o desenvolvimento de programas de gerenciamento do estresse a serem desenvolvidos "in company", e promovidos pelo Programa de Avaliação do Estresse do CHECK-UP do Hospital São José - Beneficência Portuguesa de São Paulo.


Sobre o Safra


No campo financeiro, o passado é importante para definir uma realidade presente e proporcionar uma sólida garantia para o futuro.

Era o século XIX e a Europa ainda mantinha na memória as campanhas de Napoleão. O mundo conhecia os resultados da Revolução Industrial. Florescia a economia dos países europeus, daqueles em volta do Mediterrâneo e da América do Norte, graças ao impulso das grandes invenções - a máquina a vapor, a eletricidade - e ao movimento de navios, das caravanas e, agora, dos grandes comboios ferroviários, que transportavam e comercializavam produtos agrícolas e mercadorias das mais diversas.

O financiamento de toda essa intensa movimentação comercial era assegurado por banqueiros que viriam a se tornar lendários, entre os quais aqueles da família Safra, que no Oriente Médio deram origem a uma linhagem de financistas e lançaram ali os fundamentos da moderna atividade bancária, baseados no aprofundamento das informações e no crescente aumento do intercâmbio entre cidades.

Particularmente intensa era a troca de mercadorias entre os portos e cidades da Europa, como Paris, Nice, Marselha, Madrid, Barcelona, Nápoles, Trieste, Gênova e Veneza com Alexandria, Atenas, Istambul, Beirute, Damasco e Alepo - cidade a noroeste da Síria e um dos maiores centros de comércio. Para ela convergiam comerciantes e mercadorias do Oriente e do Ocidente.

Em Alepo viviam os Safra, de vocação cosmopolita, que se dedicavam a financiar o comércio, aceitando o câmbio de moedas de diferentes estados, como os “para” do Império Otomano, os “zecchini” de Veneza, os “thaler” de Maria Theresa, outras moedas do Oriente, da Europa e da África, além de metais como prata e, principalmente, ouro.

Embora as práticas contábeis já estivessem desenvolvidas, Jacob Safra, o patriarca, era conhecido por sua excepcional memória e habilidade em lidar com números, visto que realizava mentalmente o cálculo de conversão de diferentes moedas e cotações, bem como dos custos de financiamentos que concedia aos seus clientes.

Em meados do século XIX, é fundada em Alepo a Safra Frères & Cie. que, ao nascer, já trazia o renomado nome da família. Em pouco tempo, torna-se famosa e acatada em todo o Oriente Médio, com reputação firmada junto a grandes e criteriosos financistas. A firme expansão da empresa levou a família Safra a abrir filiais em Istambul, Alexandria e Beirute.

Mais tarde, já na primeira metade do século XX, é fundado em Beirute o Banco Jacob Safra, dirigido pelo patriarca que, assim, deu origem a uma nova geração de banqueiros de sucesso. Depois da Segunda Guerra Mundial, Jacob Safra estende seus negócios à Europa e, em seguida, à América Latina e aos Estados Unidos.

Seus descendentes conquistaram prestígio por seus conhecimentos, dando continuidade a um duradouro relacionamento com a comunidade de clientes.

Banco Safra S.A. é uma importante instituição bancária do Brasil. Respeitado internacionalmente, classifica-se entre os dez maiores bancos privados do país, em termos de ativos. O Banco Safra S.A. é um banco comercial que presta todos os tipos de serviços e atua em todas as áreas do setor financeiro, atendendo às necessidades de seus clientes. Através de suas principais subsidiárias brasileiras, Banco Safra de Investimento S.A., Safra Leasing S.A. Arrendamento Mercantil, Safra Seguros Gerais S.A., Safra Vida e Previdência S.A., Safra Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários e Safra Corretora de Valores e Câmbio Ltda., as atividades do banco vão além das tradicionais operações de empréstimos, estendendo-se para leasing, subscrição de valores mobiliários, administração de fundos de investimento e atividades de corretagem e seguro. As outras atividades do banco incluem financiamentos comerciais, gerenciamento de ativos, operações de tesouraria e emissão de cartões de crédito.

Banco Safra (Cayman Islands) Limited é uma subsidiária integral do Banco Safra S.A., constituída sob a legislação das Ilhas Cayman. Conhecida como Safra Cayman, a instituição fornece serviços de financiamento comercial aos seus clientes e bancos correspondentes, bem como às outras filiais e divisões do Grupo Safra, além de oferecer uma grande variedade de serviços financeiros e comerciais, principalmente na área de Comércio Exterior.







Nenhum comentário:

Postar um comentário