domingo, novembro 28, 2010

Psicofisiologia do Stress

Curso de Psicofisiologia do Stress
Certificação ISMA-BR e ISMA-USA


Aconteceu em São Paulo-SP, nos dias 26 e 27/11/2010, o primeiro curso de Psicofisiologia do Stress, com certificação da International Stress Management Association (ISMA)  brasileira e norte-americana. O curso foi ministrado por Paul Lehrer, PhD e Ana Maria Rossi, PhD. Na foto, estão presentes: Fernanda Pires, Armando Ribeiro, Paul Lehrer e Ana Maria Rossi.

Paul M. Lehrer, PhD (EUA)
Psicólogo clínico pela Harvard University. É professor de psiquiatria na University of Medicine and Dentistry of New Jersey e atende em sua clínica privada clientes com ansiedade, depressão e doenças relacionadas ao stress. É organizador sênior do livro Principles and Practice of Stress Management, editora Guilford Publications, 2007, atualmente na 3ª edição, e é autor de mais de cem artigos sobre psicofisiologia, biofeedback e terapia comportamental publicados em periódicos científicos. É ex-presidente da Association for Applied Psychophysiology and Biofeedback e Biofeedback International Society for Advancement of Respiratory Psychophysiology. É presidente da International Stress Management Association, seção Estados Unidos (ISMA-USA).

Descrição
O curso oferecerá uma perspectiva cognitivo-comportamental propiciando conhecimento sobre a natureza do stress e sua relação com a emoção, cognição e sistemas autônomo, musculoesqueletal, inflamatório e imunitário para o gerenciamento do stress, instrumentando os participantes por meio da apresentação das mais recentes pesquisas e práticas.

Objetivos
-Estabelecer a relação entre stress, sentimento de ansiedade e reações fisiológicas, incluindo os sistemas autônomo, musculoesqueletal, inflamatório e imunitário.
-Aprender três técnicas de gerenciamento do stress, que têm diferentes objetivos, e saber quando usá-las:
-relaxamento muscular progressivo (sistemas muscular e simpático);
-respiração e biofeedback da variabilidade da frequência cardíaca (sistema parassimpático);
-treinamento autógeno (pensamento e cognição).
-Capacitar-se para orientar pessoas nos seis exercícios básicos do treinamento autógeno.
-Instrumentar-se para desenvolver programas de gerenciamento do stress para si, seus clientes e sua empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário