terça-feira, abril 02, 2013

Veja como se expressar em uma discussão - DIARIOWEB


Veja como se expressar em uma discussão


Por Francine Moreno - DiarioWeb

Você reage mal a uma frustração? Em uma briga, é quem grita mais alto ou fala por último? Humilha o outro ou não ouve a opinião alheia? Se a resposta for sim, você pode estar fazendo mal a sua mente e seu corpo. Mas o mesmo acontece com as pessoas que se calam e não expressam os sentimentos durante uma discussão ou solução de problema. O que fazer? Deixar de lado estes dois comportamentos distintos e buscar o equilíbrio. 

Em várias situações, é preciso comprender a situação e dizer o que sentiu no momento mais adequado. De acordo com o psicólogo e professor Armando Ribeiro, coordenador do Programa de Avaliação do Estresse do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, podemos aprender a ser mais assertivos, ou seja, a expressar o que sentimos e pensamos, mas sem ser destrutivos ou magoar a outra pessoa. 

O problema é que expressar-se de forma correta não é tão simples e exige muito treinamento. Existem alguns exercícios que homens e mulheres podem treinar para “enfrentar” seu interlocutor sem traumas. Um deles é o treino de habilidades sociais, em que a assertividade, a comunicação construtiva e a escuta ativa são treinadas como habilidades para a vida. “Cada vez mais executivos e profissionais de alta performance investem em treinamentos para o desenvolvimento pessoal”, afirma Ribeiro. 

Leia a matéria na íntegra no link


Nenhum comentário:

Postar um comentário