segunda-feira, dezembro 08, 2014

Quando o incentivo da mulher é bem-vindo?


Muitas doenças, como o câncer de próstata, muito debatido no último mês, tem uma chance muito elevada de cura quando o diagnóstico é feito no seu estágio inicial. Entretanto, a falta do hábito de ir ao médico de forma preventiva é um grande problema para o homem. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, 60% dos pacientes homens já estão com doenças em estágios avançados quando procuram o médico e que 70% do que procuraram o médico, para trato ou prevenção, tiveram influência da mulher. “Estar doente é algo associado à vulnerabilidade e perda do controle de si mesmo – questões incômodas para muitos homens”, explica o psicólogo Armando Ribeiro, da Beneficência Portuguesa de São Paulo.
Enquanto check ups periódicos de saúde são um práticas inerentes ao dia a dia da mulher, tais hábitos raramente são mantidos por seus parentes e parceiros. “Durante a infância da maioria dos homens, suas rotinas médicas eram coordenadas pela figura da mãe, por isso, pode haver uma falta de modelo masculino na busca por tratamento de saúde”, alerta o psicólogo. Por essa razão, ainda nos dias de hoje, as mulheres têm grande influência na vida de seus companheiros, e podem se utilizar disso para auxiliar na desmistificação dos exames preventivos. “É importante que elas se informem, e falem franca e abertamente sobre os riscos da não prevenção, além de ajudarem na marcação de consultas. Dessa forma, muita dor e sofrimento podem ser evitados”, conclui.
Sobre a Beneficência Portuguesa de São Paulo
Fundada em 1859, a Beneficência Portuguesa de São Paulo é a maior instituição hospitalar privada da América Latina, contando com aproximadamente 7.500 colaboradores e 2.200 médicos, e com uma gestão baseada na qualidade assistencial, humanização, ensino e pesquisa, além de um corpo clínico formado por renomados especialistas. A instituição é referência no atendimento médico hospitalar em mais de 60 especialidades, como cardiologia, oncologia, neurologia, gastroenterologia, ortopedia, urologia, entre outras. Atualmente, a Beneficência Portuguesa conta com três hospitais que somam mais de 2.000 mil leitos de internação. O Hospital São Joaquim, primeiro pilar da Instituição, realiza atendimento ao Pronto Socorro, UTIs, Internações e Cirurgias. Em 2007, foi inaugurado o Hospital São José, que se destaca pelo atendimento oncológico com padrões internacionais, entre outras especialidades. Em 2012, o Hospital Santo Antônio foi criado com o objetivo de oferecer atendimento a pacientes usuários do Sistema Único de Saúde, reforçando a responsabilidade social e carácter beneficente da Associação. Já em 2013, a Instituição criou o Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes para ser um dos maiores e mais completos núcleos de tratamento de câncer no país.
Fonte: Mynewsdesk

Nenhum comentário:

Postar um comentário