terça-feira, outubro 16, 2018

Saiba administrar o STRESS. Programa Vida Melhor da TV Rede Vida.

Participação especial do Prof Armando Ribeiro como o especialista convidado para comentar sobre as novidades na gestão do estresse no programa Vida Melhor da TV Rede Vida. O programa é apresentado por Cláudia Tenório e sempre trás ilustres convidados especialistas nos mais diversos campos da Medicina e demais ciências da saúde. 

Nesta entrevista o Prof Armando Ribeiro faz demonstração de alguns equipamentos, entre eles, um dispositivo de Realidade Aumentada (Augmented Reality) que permite aos telespectadores visualizarem uma animação do coração da apresentadora e seu ritmo cardíaco.

O uso da realidade aumentada / realidade virtual (virtual reality) vem crescendo exponencialmente no contexto da psicologia e demais areas da saúde. A terapia cognitivo-comportamental é uma das abordagens que vem utilizando os recursos de realidade aumentada / realidade virtual como estratégias complementares ao tratamento psicológico dos transtornos de ansiedade (ex. fobias, ansiedade social), estresse crônico e treinamento de habilidades interpessoais (ex. empatia, inteligência emocional e etc.).

O uso de sofisticados dispositivos tecnológicos (ex. biofeedback, neurofeedback, realidade aumentada / realidade virtual, entre outros) permitirá a otimização dos tratamentos psicológicos, melhorando a eficácia e segurança destes procedimentos. O Prof Armando Ribeiro é um dos especialistas pioneiros na utilização destas tecnologias em saúde mental e desenvolvimento humano em nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário