quarta-feira, setembro 05, 2018

Aula Aberta sobre "O que não ensinam nas escolas médicas?" - Universidade Anhembi-Morumbi

Prof Armando Ribeiro teve a honra de ser o especialista convidado  para ministrar a Aula Aberta "O que não ensinam nas escolas médicas? Desenvolvendo as softskills para a liderança de sucesso e segurança do paciente" para os acadêmicos de Medicina da Universidade Anhembi-Morumbi (UAM). O evento foi organizado pelas Ligas de Genética Médica e de Humanização da UAM.

A aula aconteceu no campus da UAM no tradicional bairro da Mooca (SP).

"Conhecer a si mesmo é o começo de toda sabedoria"
(Aristóteles)

Prof Armando Ribeiro utiliza sofisticados equipamentos de biofeedback (ex. condutância elétrica da pele) para demonstrar reações psicofisiológicas da comunicação interpessoal.

Prof Armando Ribeiro utilizou sofisticados equipamentos de neurofeedback (ex. ondas cerebrais) para demonstrar o cérebro em situação de aprendizagem (foco) e de relaxamento.

O feedback das reações psicofisiológicas são estratégias importantes para o desenvolvimento da autoregulação e da autoconsciência. Cada vez mais o médico do futuro precisa aprender a reconhecer os padrões da sua própria resposta psicofisiológica para gerir estresse / burnout e desenvolver uma relação médico - paciente mais eficaz técnica e emocionalmente.

O Prof Armando Ribeiro descreveu inúmeras aprendizagens adquiridas em seus treinamentos na Harvard Medical School (EUA) para o desenvolvimento de lideranças médicas com excelência técnica e socioemocional. Os acadêmicos de Medicina da UAM puderam ouvir experiências de sucesso na implantação de programas de desenvolvimento pessoal para a carreira médica.

"Problemas de saúde mental em estudantes de medicina no Brasil: revisão sistemática e metanálise". Foram debatidas estratégias para desenvolver uma experiência acadêmica que não adoeça o estudante e valorize a promoção do bem-estar e da qualidade de vida.

A oportunidade impar de falar para os futuros médicos sobre a importância do desenvolvimento de habilidades não-técnicas (fatores humanos / softskills) é fundamental para se modificar a prática médica em nossos país. Precisamos cada vez mais de médicos competentes nas habilidades técnicas / científicas e emocionalmente. Os princípios da Medicina do Estilo de Vida (LifeStyle Medicine) foram abordados para reflexão dos futuros profissionais.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário