segunda-feira, agosto 06, 2018

I Curso de Medicina do Estilo de Vida Aplicado à Clínica do IPq-HCFMUSP

Prof Armando Ribeiro teve a honra de participar do I Curso de Medicina do Estilo de Vida (Lifestyle Medicine) Aplicado à Clínica promovido pelo Grupo de Interconsultas do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq-HCFMUSP), no auditório principal do IPq em São Paulo.

A ideia do curso foi promover o encontro de profissionais da saúde interessados no desenvolvimento da Medicina do Estilo de Vida no Brasil e apresentar as últimas novidades do congresso do Institute of Lifestyle Medicine (ILM) da Harvard Medical School e do American College of Lifestyle Medicine (ACLM).

A Medicina do Estilo de Vida é a prática baseada em evidências para ajudar indivíduos e famílias a adotarem e manterem comportamentos saudáveis, caracterizando o uso terapêutico do estilo de vida, tais como: alimentos predominantemente integrais, dieta à base de plantas, atividade física regular, manejo do estresse, cessação do uso de tabaco e álcool, além de outras modalidades não medicamentosas, para prevenir, tratar, inclusive reverter as doenças crônicas relacionadas ao estilo de vida e ainda promover saúde, bem-estar e qualidade de vida muito além da mera ausência de doenças. (Força Tarefa do ACLM).



Os pilares da Medicina do Estilo de Vida incluem: alimentação saudável, atividade física regular, cessação do tabagismo / consumo moderado de bebidas alcóolicas, gestão do estresse, sono reparador e relacionamentos saudáveis.

A principal abordagem da Medicina do Estilo de Vida é a utilização de estratégias comportamentais (ex. entrevista motivacional, modelo transteórico de mudança, entre outros) cientificamente embasadas para a mudança do comportamento e promoção do bem-estar e da qualidade de vida. 

O Prof Armando Ribeiro vem ensinando estratégias psicológicas para a promoção da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida desde os anos 2000, através dos cursos de pós-graduação lato-sensu em Medicina Comportamental / Medicina Integrativa / Terapia Cognitivo-Comportamental que ministra em diversas instituições de ensino pelo país. O Prof Armando Ribeiro promoveu o primeiro curso de "Comportamento e Saúde" para os acadêmicos da Medicina da Universidade Federal de São Paulo (1999) e vem treinando sistematicamente profissionais da saúde no curso de pós-graduação "Terapia Cognitivo-Comportamental em Saúde Mental" do Programa de Ansiedade do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, desde 2001. Em 2014 / 2015 o Prof Armando Ribeiro realizou o sonho de passar pelos treinamentos clínicos com alguns dos mais renomados pesquisadores da Medicina do Estilo de Vida na Harvard Medical School (HMS). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário