quinta-feira, abril 12, 2018

Dia Mundial de Higiene das Mãos! OMS

Chamada global à ação para os trabalhadores da saúde: Tome 5 momentos para limpar suas mãos e prevenir sepse em cuidados de saúde! Lembre-se que está em suas mãos para implementar corretamente a higiene da mão para a segurança de seus pacientes.

Participe da campanha de 5 de maio de 2018 aqui:
http://www.Who.int/Infection-Prevention/Campaigns/Clean-hands/en/#handhygiene

O Dia Mundial da Higiene das Mãos tem lugar a 5 maio.

Este dia internacional criado pela Organização Mundial da Saúde chama a atenção para a importância da higienização das mãos.

O simples e rápido ato de lavar as mãos com sabão impede em 40% a incidência de infeções tais como a diarreia, gripe, resfriado, erupções e doenças de pele, dores de garganta, infeções no ouvido e estômago. Muitos fungos e germes se acumulam nas mãos e são facilmente transmitidos a outras pessoas.

Além de prevenir e atenuar as infeções, o hábito de lavar as mãos com sabão fomenta a segurança de pacientes, profissionais e de todas as pessoas com as quais se convive no dia-a-dia. Foi apenas no século XIX que se concluiu que a lavagem das mãos por parte dos médicos evitava mortes e contágios.

Neste dia Mundial da Higiene das Mãos convidam-se todas as unidades de saúde a promoverem a lavagem das mãos. Os profissionais que trabalham com alimentos são também incentivados a tomarem medidas mais seguras e higiénicas.

Quando lavar as mãos?

Antes de mexer em alimentos
Depois de mexer em resíduos
Depois de ir à casa de banho
Depois de assoar nariz
Depois de espirrar ou tossir
Após mudar fraldas
Após tocar em feridas ou doentes
Após fazer festas a animais

Uma correta lavagem de mãos é feita com sabonete, abrange as diversas zonas das mãos e tem a duração de um minuto.

Global call to action for HEALTH WORKERS: take 5 moments to clean your hands and prevent sepsis in health care! Remember it's in your hands to correctly implement hand hygiene for the safety of your patients.

Join the 5 May 2018 campaign here: http://www.who.int/infection-prevention/campaigns/clean-hands/en/

Nenhum comentário:

Postar um comentário