sábado, abril 14, 2018

Aula sobre Desenvolvimento de Competências Não-Técnicas (Soft Skills) para a Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente na Perfusão - INCOR HCFMUSP

Prof Armando Ribeiro foi o especialista convidado para ministrar a palestra sobre "Desenvolvimento de Competências Não-Técnicas (Soft Skills) para a Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente na Perfusão" do Instituto do Coração - INCOR do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). O convite foi realizado pelo Prof Dr Alfredo Fiorelli (diretor da Unidade Cirúrgica de Perfusão e Assistência Cardiorrespiratória) e pela Enfa. Flávia Alves (coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Assistência Cardiorrespiratória e do Curso de Especialização em Circulação Extracorpórea e Assistência Circulatória Mecânica).

Prof Armando Ribeiro com o grupo de pós-graduandos do curso de perfusão do INCOR.

Discutindo as últimas pesquisas sobre a saúde e o bem-estar dos perfusionistas. Alguns estudos apontam para a alta prevalência de burnout nesta especialidade. 

Prof Dr Alfredo Fiorelli dá os cumprimentos ao Prof Armando Ribeiro por sua excelente aula. O curso de Perfusão do INCOR é provavelmente um dos pioneiros na América Latina a levar para a formação a discussão sobre as competências não-técnicas (soft skills / competências comportamentais) para os futuros perfusionistas.

No final da apresentação são discutidas algumas estratégias para o desenvolvimento das competências comportamentais em Perfusão / Circulação Extracorpórea, incluindo algumas práticas de mindfulness (atenção plena) como recurso para a redução do estresse e promoção da resiliência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário