terça-feira, setembro 05, 2017

1o. Simpósio Multidisciplinar de Qualidade e Segurança do Paciente Cirúrgico


A SBCCV junto com o Instituto do Coração – HCFMUSP realizarão, em novembro, o primeiro Simpósio Multidisciplinar sobre Qualidade e Segurança. Desta forma, um grupo seleto de especialistas das mais diversas áreas ensinará como podemos otimizar e dar valor ao cuidado dos nossos pacientes, focando na transparência e no trabalho em equipe.

No mundo, o número de erros evitáveis em saúde aumentam consideravelmente e no Brasil ocorre praticamente uma morte por minuto.

Trabalho multidisciplinar
Devemos entender que os resultados de um hospital não dependem somente do ato cirúrgico e sim de todo um trabalho multidisciplinar. Portanto, continuar responsabilizando a parte técnica por todo o resultado é superficial, já que nada é mais padronizado do que uma cirurgia. O que a ciência da segurança do paciente vem mostrando é uma forte relação entre falhas do trabalho em equipe e falhas técnicas e de como um adequado gerenciamento de situações de crises pode mudar a tomada de decisões. Dessa maneira, aprendemos como melhorar habilidades técnicas, mas não aprendemos como aprimorar nosso comportamento ou nossas habilidades não técnicas.

Atendimento centrado no paciente
Com o advento da tecnologia e da expectativa de vida, as equipes de cirurgia têm se deparado com uma maior complexidade de procedimentos em pacientes, em sua maioria, também mais graves. Desta forma, para um atendimento centrado no paciente, a explosão do conhecimento multidisciplinar nos obriga cada vez mais a trabalhar em equipe, trazendo tarefas e funções claras para objetivos comuns. Isso deve ser feito através de treinamentos com cada integrante da equipe para interagir de forma dinâmica, interdependente e adaptativa, dando suporte uns aos outros e colocando o paciente como o centro do nosso atendimento.
Melhorar a qualidade do atendimento ao paciente continua sendo uma missão contínua para todos os membros da equipe cirúrgica.

“Temos que ser equipes treinadas e sincronizadas na construção de cenários seguros no cuidado dos nossos pacientes”

O objetivo é aprendermos juntos e trocarmos experiências com líderes da nossa área e de áreas afins. Entender como eles aprendem com os erros e como os gerenciam, como aderem a protocolos no seu local de trabalho, como criam uma cultura de segurança e como trabalham o fator humano na procura por otimizar resultados buscando sempre a transparência e focando no trabalho de equipes bem treinadas.

Mais informações:
http://simposiocirurgiasegura.com.br/

Um comentário:

  1. 1º Simpósio Multidisciplinar de Qualidade e Segurança em Cirurgia Cardiovascular

    Período: 24 a 25 de Novembro de 2017
    Coordenação: Omar Mejia
    Local: Centro de Convenções Rebouças
    Cidade: São Paulo / Brasil
    Site: http://www.sbccv.org.br
    Email: omarvmejia@sbccv.org.br
    Informações: A SBCCV junto com o Instituto do Coração - HCFMUSP realizarão, nos dias 24 e 25 de novembro, no Centro de Convenções Rebouças, na cidade de São Paulo, seu primeiro Simpósio Multidisciplinar de Qualidade e Segurança em Cirurgia. Desta forma, um grupo seleto de especialistas das mais diversas áreas ensinará como podemos otimizar e dar valor ao cuidado dos nossos pacientes, focando na transparência e no trabalho em equipe.

    ResponderExcluir