sexta-feira, julho 07, 2017

1º Simpósio Multidisciplinar de Qualidade e Segurança em Cirurgia Cardiovascular


1º Simpósio Multidisciplinar 
de Qualidade e Segurança 
em Cirurgia Cardiovascular

24 e 25 de Novembro de 2017
Centro de Convenções Rebouças • São Paulo • SP

Sua participação é muito importante!

O Instituto do Coração - HCFMUSP junto com a SBCCV realizarão, em novembro, seu primeiro Simpósio Multidisciplinar sobre Qualidade e Segurança. Desta forma, um grupo seleto de especialistas das mais diversas áreas ensinará como podemos otimizar e dar valor ao cuidado dos nossos pacientes, focando na transparência e no trabalho em equipe.

“Se pensarmos que o erro não vai acontecer conosco é porque somos parte do problema”

“Durante os cuidados é obrigatório pensar em sistema para entender onde se origina o evento adverso e as circunstâncias que levam a falha no resgate do paciente”

Devemos entender que os resultados de um hospital não dependem somente do ato cirúrgico e sim de todo um trabalho multidisciplinar. Portanto, continuar responsabilizando a parte técnica por todo o resultado é superficial, já que nada é mais padronizado do que uma cirurgia. O que a ciência da segurança do paciente vem mostrando é uma forte relação entre falhas do trabalho em equipe e falhas técnicas e de como um adequado gerenciamento de situações de crises pode mudar a tomada de decisões. Dessa maneira, aprendemos como melhorar habilidades técnicas, mas não aprendemos como aprimorar nosso comportamento ou nossas habilidades não técnicas.

No mundo, o número de erros evitáveis em saúde aumentam consideravelmente e no Brasil ocorre praticamente uma morte por minuto. Dados internacionais mostram que até 50% dos pacientes que internam para cirurgia cardiovascular sofrem algum tipo de evento adverso e que até 3/4 destes se originam fora do centro cirúrgico.

“Cirurgia não basta ser efetiva, tem que ser segura e focada no paciente”

Com o advento da tecnologia e da expectativa de vida, as equipes de cirurgia cardiovascular têm se deparado com uma maior complexidade de procedimentos em pacientes, em sua maioria, também mais graves. Desta forma, para um atendimento centrado no paciente, a explosão do conhecimento multidisciplinar nos obriga cada vez mais a trabalhar em equipe, trazendo tarefas e funções claras para objetivos comuns. Isso deve ser feito através de treinamentos com cada integrante da equipe para interagir de forma dinâmica, interdependente e adaptativa, dando suporte uns aos outros e colocando o paciente como o centro do nosso atendimento.

“Temos que ser equipes treinadas e sincronizadas na construção de cenários seguros no cuidado dos nossos pacientes”

Melhorar a qualidade do atendimento ao paciente continua sendo uma missão contínua para todos os membros da equipe cirúrgica.

O objetivo é aprendermos juntos e trocarmos experiências com líderes da nossa área e de áreas afins. Entender como eles aprendem com os erros e como os gerenciam, como aderem a protocolos no seu local de trabalho, como criam uma cultura de segurança e como trabalham o fator humano na procura por otimizar resultados buscando sempre a transparência e focando no trabalho de equipes bem treinadas.

“Por este motivo, convidamos a todos os profissionais envolvidos nos cuidados aos pacientes submetidos a cirurgia cardiovascular”

Diretores do Simpósio:
Omar Mejia (SP)
Paula Gobbi (SP)
Armando Ribeiro (SP)

Comitê do Programa:
Alfredo Inácio Fiorelli (SP) 
Carlos Manuel A. Brandão (SP)
Enis Donizetti Silva (SP)
Fernando A. Atik (DF)
José Mariano S. de Moraes (MG)
Luís Alberto O. Dallan (SP)
Luiz Augusto F. Lisboa (SP)
Marcelo Biscegli Jatene (SP)
Marcello Gomide C. de Faria (RJ)
Pablo M. A. Pomerantzeff (SP)
Rosangela Monteiro (SP) 
Rui M. S. Almeida (PR)

Coordenadores:
Fábio B. Jatene (SP)
Henrique Murad (RJ)
Jurema da Silva H. Palomo (SP)
Luiz Fernando Canêo (SP)
Renato A. K. Kalil (RS)

Um comentário:

  1. Sinto-me honrado em ser convidado para compor a diretoria do 1o. Simpósio Multidisciplinar de Qualidade e Segurança em Cirurgia Cardiovascular organizado pelo INCOR (HCFMUSP) e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV). Estarei ao lado de alguns dos mais importantes nomes da especialidade em nosso país e no cenário internacional. Contribuir para o desenvolvimento do "fator humano" neste centro de reconhecida excelência na formação de futuros cirurgiões é um grande presente para este momento da minha carreira profissional. Muita Gratidão!

    "Se pensarmos que o erro não vai acontecer conosco é porque somos parte do problema. Cirurgia não basta ser efetiva, tem que ser segura e focada no paciente. Temos que ser equipes treinadas e sincronizadas na construção de cenários seguros no cuidado dos nossos pacientes."

    ResponderExcluir