quarta-feira, junho 07, 2017

Reflexologia: O SUS das Práticas Integrativas

Na sexta matéria da série sobre PICS na Atenção Básica, o cuidado do corpo começa pelos pés. A história de hoje é de Balneário Piçarras (SC)

A reflexologia é uma prática muito antiga. É a ciência que estuda a manipulação de áreas reflexas nos pés e nas mãos por meio de massagens. A pressão feita em determinados pontos é capaz de estimular diferentes partes do corpo, buscando harmonizar o que está em desequilíbrio. É um poderoso tratamento complementar, além de ajudar na promoção da saúde.

Existem muitas terminações nervosas nos pés que podem ser estimuladas para restaurar a comunicação com o cérebro por meio de canais aferentes. A reflexologia fortalece o organismo, ajuda na circulação, favorece a limpeza intersticial das células, proporciona desintoxicação e melhora o poder de absorção de nutrientes.

Isso acontece porque os plexos nervosos são terminações interligadas em uma área específica. Quando estimulados corretamente, enviam e recebem informações dos órgãos a que estão conectados restabelecendo o funcionamento ideal e, por consequência, a saúde integral do organismo. O toque é uma forma de comunicação e proporciona mudanças fisiológicas no corpo, como na concentração de hormônios, alterações na atividade do sistema nervoso central e periférico e na regulação da homeostase do corpo.

Os cidadãos de Balneário Piçarras, Santa Catarina, têm acesso ao recurso terapêutico desde 2014. O atendimento começou nos Centros de Atenção Psicosocial (CAPS) e, depois, se estendeu aos grupos de vivências com Shantala (massagem indiana para bebês). Atualmente, o município oferece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

"É ensinada as gestantes e puérperas na sala de espera do pré e pós gestação. O corpo inteiro tem pontos representados nos pés e nas mãos. Quando a estimulação é feita corretamente, é capaz de equilibrar distúrbios físicos e emocionais”, explica a naturóloga Priscilla Cardoso, da Secretaria de Saúde de Piçarras. O encaminhamento pode ser feito por qualquer profissional de saúde da UBS ou CAPS. É avaliado a necessidade das PICS em cada caso. É um trabalho multiprofissional.

Em média, mais de duas mil pessoas recebem atendimento Práticas Integrativas e Complementares (PICS) por ano. Além de reflexologia, o município oferta arteterapia, shantala, Lian Gong (técnica corporal da Medicina Tradicional Chinesa), fitoterapia, auriculoterapia, acupuntura e balneoterapia. Ainda no primeiro semestre, será oferecido Geoterapia, tratamento de desintoxicação para ex dependentes químicos com argila verde, no CAPS.

Saiba mais

Indicações

Dificuldades digestivas, distúrbios do ciclo menstrual, sinusite, sobrecarga linfática, dores de cabeça e coluna, constipação, insônia, desintoxicação, relaxamento, bem estar, saúde integral do ser humano.

Contra indicações
Absolutas: inflamações do sistema linfático e venoso (trombose), corpos estranhos na proximidade de órgãos vitais, como estilhaços de ferimentos, aneurismas, transplantes, melanomas, leucemia.

Relativas: doenças relacionadas diretamente com os pés, gangrena nos pés (diabéticos), eczema intenso ou afecção de micose generalizada nos pés, doenças infecciosas ou com febre alta, doenças reumáticas em surto doloroso agudo (apenas movimentos suaves e cuidadosos), psicoses, outras doenças que impossibilitam o tato ou a sensibilidade do interagente, como hanseníase.

*Evitar na gestação 1º, 2º, 3º e 9º mês. Após o 4º mês, é indicada uma vez por semana. A pressão nos pontos deve ser reduzida pela metade.

Boas experiências

Na semana que vem, descubra como a Shantala mudou a realidade de Lapão (BA). Histórias como a de Balneário Piçarras em todo o país. Se no seu município há oferta de osteopatia, musicoterapia, quiropraxia, Ayurveda, biodança, dança circular, Terapia comunitária integrativa ou Yoga, envie sua história para o e-mail: educomunicacao.dab@gmail.com. Queremos divulgar experiências bem sucedidas para incentivar outros municípios a investirem na estruturação das PICS, bem como na melhoria da promoção, prevenção e cuidado da população.

Leia também

Nenhum comentário:

Postar um comentário