quarta-feira, agosto 31, 2016

Programa de Avaliação do Estresse foi destaque no Jornal PSI do CRPSP

Ao incluir a avaliação psicológica no programa de check-up médico convencional... do maior complexo hospitalar privado da América Latina... constatamos que para muitos pacientes era o seu primeiro contato com a Psicologia... e o melhor com um conceito ainda escasso em nosso país de Psicologia Preventiva, promovendo educação sobre saúde emocional, resiliência e qualidade de vida! Avaliação psicológica em um hospital para identificar pacientes com estresse... É destaque na entrevista para o jornal PSI do CRPSP. 

Quando o trabalho ganha reconhecimento...

Avaliação psicológica em um hospital para identificar pacientes com estresse... É destaque na entrevista para o jornal PSI do CRPSP.

Neuromodulação Autorregulatória - Lançamento

Prestigiando o lançamento do livro do Dr Oscar Gonçalves e do Dr Paulo Boggio sobre Neuromodulação Autorregulatória... Dr Oscar também é um apaixonado pela intensa vida científica de Boston... e mencionou isso em seu carinhoso autógrafo.

Confraternização durante o lançamento do livro: Neuromodulação Autorregulatória na livraria Cia. dos Livros da Universidade Mackenzie.


O que é educação integral? Roda de Conversa

Prof Armando Ribeiro participou da 2a. Roda de Conversa: O que é Educação Integral? Promovida pela Cátedra Instituto Ayrton Senna no Insper.

Na 1a. roda de conversa, foi discutido o que significa dizer que uma pessoa tem um direito assegurado, o que é a educação a qual os indivíduos têm direito, quão essencial é o componente socioemocional para a educação, se é possível verificar se o direito à educação está sendo assegurado e se é desejável monitorar isso. Agora, na 2a. roda de conversa, discutimos o que é Educação Integral, como oferecer uma educação verdadeiramente integral e qual é o papel da educação socioemocional no contexto da educação integral.

Programas que visam desenvolver competências socioemocionais do aluno são efetivos? 

Além de um grande impacto sobre o aprendizado acadêmico, programas de desenvolvimento socioemocional têm maior impacto sobre o aprendizado, em comparação com os próprios programas dirigidos para aprendizado.

Roda de Conversa
O que é Educação Integral?

Contou com a mediação de Mozart Neves Ramos (diretor de articulação e inovação do Instituto Ayrton Senna), Elizane Mecena (pedagoga e gerente pedagógica do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação), Natacha Costa (diretora executiva da Associação Cidade Escola Aprendiz), Neca Setúbal (socióloga, educadora e presidente do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação) e Simone André (gerente executiva da área de desenvolvimento de soluções educacionais do Instituto Ayrton Senna).


Materiais disponibilizados a todos os participantes da roda de conversa.

O atual sistema educacional tem 200 anos... O que é educação integral? Abertura dos trabalhos realizado por Viviane Senna (presidente do Instituto Ayrton Senna).

segunda-feira, agosto 22, 2016

quarta-feira, agosto 17, 2016

Conferência sobre Psicologia Positiva e Wellness nas organizações na Faculdade de Medicina da UFMG


Sabe aquela alegria de ser convidado por uma das mais prestigiadas escolas médicas do país para dar uma conferência sobre Psicologia Positiva e Wellness nas organizações... no Simpósio Bem-Estar e Comportamentos Saudáveis, promovido pelo Departamento de Saúde Mental da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em parceria com a Associação Mineira de Psiquiatria (AMP).

Assim que for disponibilizada a programação completa, disponibilizaremos mais informações no blog.

terça-feira, agosto 16, 2016

Dia de Combate ao Stress: Implicações Práticas


Dia de  Combate ao Stress : Você é o protagonista do filme da sua vida: stress no nível ótimo, nem mais, nem menos.
Data: 23 de setembro de 2016.
Local: UNIP – Auditório do Campos Vergueiro (Rua Apeninos, 267 – Paraiso – São Paulo/SP.)
Apoio: UNIP, FBTC e ABS.
Informações: jornadastress@gmail.com ou (11) 3284-8209
Para se inscrever preencha a ficha abaixo, faça o pagamento na nossa loja virtual e receba um e-mail de confirmação. Se fizer o pagamento via deposito envie o comprovante para o e-mail jornadastress@gmail.com.
Associados ABS e FBTC efetuar o pagamento com desconto via deposito Banco Itau Agencia 1370 conta corrente 41189-2 e enviar o comprovante para o e-mail jornadastress@gmail.com.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA DA 13ª JORNADA:

8:30 – 9:00   –   credenciamento
9:00 – 10:30   – No turbilhão da crise: como controlar o stress.
Coordenadoras:  Profa. Dra. Cláudia Ruggi  ( Coordenadora Auxiliar do Curso de Psicologia da UNIP – Campus Paraiso ) e Profa. Ms. Alessandra Monteiro Marquez  ( Coordenadora Auxiliar do Curso de Psicologia da UNIP – Campus Limeira ).
10:30 – 10:50 –  Coffee  break
10:50 – 12:20 –  Sem stress não se ganha o jogo. Cultivando o lado bom do stress.  Prof.  Dr. Armando Ribeiro das  Neves  Neto (Coordenador do Programa de Avaliação do Estresse da Beneficência Portuguesa de São Paulo).
Coordenadoras:  Profa. Dra. Hely Aparecida Zavattaro  ( Líder da disciplina Psicologia Organizacional e do Trabalho – Curso de Psicologia UNIP) e  Profa. Dra. Eliana A. Torrezan da Silva ( Diretora do Centro Psicológico de Controle de Stress – SP) .
12:20 – 13:20 – Intervalo – Almoço
13:20 – 14:50–  Estresse Interpessoal e Esquemas Desadaptativos.  Profa. Dra. Eliane Mary de Oliveira Falcone  (Profa. Pesquisadora da UERJ).
Coordenadores: Profa. Ms. Alessandra Monteiro Marquez ( Coordenadora Auxiliar do Curso de Psicologia  da UNIP – Campus Limeira ).
14:50 – 15:50– O Uso da Acupuntura no Controle de Stress – Prof. Dr. Louis  Mario Novaes Lipp (Diretor do Instituto de Psicologia e Controle de Stress  Marilda Lipp).
Coordenadores: Prof. Dr. Edson Luis Toledo ( Lider da disciplina Psicoterapia Cognitiva – Curso de Psicologia UNIP) e  Profa. Ms. Aretusa dos Passos Beaechtol  ( Presidente da Associação Brasileira de Stress ).
15:50 – 16: 10 – Coffee break
16:10 –  17:00 – O uso de Biofeedback  CardioEmotion  no controle do stress.
Prof. Dr. Marco Fabio Coghi. Diretor da NPT – Neuropsicotronics, Centro de Inovação da Universidade de São Paulo.
Coordenadoras: Profa. Ms. Alessandra Monteiro Marquez ( Coordenadora Auxiliar do Curso de Psicologia  da UNIP – Campus Limeira ) e Profa. Dra. Eliana A. Torrezan da Silva ( Diretora do Centro Psicológico de Controle de Stress – SP) .

PALESTRANTES:

Dr. Armando Ribeiro das  Neves  Neto
Coordenador do Programa de Avaliação do Estresse do Centro Avançado em Saúde da Beneficência Portuguesa de São Paulo e Hospital São José. Mestrado em Ciências (Medicina) pela UNIFESP (2001). MBA em Saúde Ocupacional pela UNIFESP (2009). Especialização em Medicina Integrativa pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Israelita Albert Einstein (2013). Especialização em Neuropsicologia pela UNIFESP (2003). Aprimoramento em Reabilitação Cognitiva pelo Centro de Estudos em Neurociências (2013). Aprimoramento em Psico-Oncologia pelo Hospital do Câncer A.C. Camargo (2003). Formação de Facilitadores de Meditação em Saúde pela UNIFESP (2013). Treinamento em diagnóstico e gestão do estresse pela Harvard Medical School (2014). Professor e supervisor clínico da pós-graduação (lato-sensu) em Terapia Cognitivo-Comportamental em Saúde Mental do Programa de Ansiedade do IPQ-HCFMUSP e da Unidade de Medicina Comportamental do Departamento de Psicobiologia da UNIFESP. Consultor, supervisor, revisor técnico e revisor Ad Hoc da Editora Artmed, da Revista “Arquivos Médicos” da FCMSCSP, Revista da Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul (SPRGS), Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva e Revista Avances en Psicología Latinoamericana.
Dra. Eliane Mary de Oliveira Falcone
Possui mestrado em psicologia clínica pela PUC-Rio, doutorado em psicologia clínica pela USP, pós-doutorado em psicologia experimental pela USP e em psicologia clínica pela PUCRS. É professora associada do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da mesma instituição. Supervisiona estágio clínico em Terapia Cognitivo-Comportamental e orienta pesquisas de mestrado e doutorado, sobre temas relacionados às habilidades sociais, empatia, relação terapêutica e personalidade. Atuou como presidente da FBTC na gestão 2003-2005, quando fundou a Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, da qual foi editora responsável até 2009. Ministra aulas sobre Terapia do Esquema em diversos cursos de especialização e de formação em terapia cognitivo-comportamental em várias cidades do Brasil.
Dr. Louis  Mario Novaes Lipp
Possui graduação em Biomedicina pela Faculdade Integrada Metropolitana de Campinas(2012), graduação em Computer Science pela Rochville University(1995), graduação em Formação Teórico-Prático de Acupuntura pelo Associação Brasileira de Acupuntura(2013), graduação em Farmácia pela Universidade São Francisco(2014), especialização em Logística Empresarial pela Universidade de São Paulo(2007), especialização em Acupuntura pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio(2013), especialização em Pós-graduação em Logística Empresarial pelo Fundação Carlos Alberto Vanzolini(2007) e aperfeiçoamento em Hemoterapia pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP(2012).
Dr. Marco Fabio Coghi
Possui graduação em Química pela Universidade de São Paulo (1973), graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (2009). Atualmente é diretor executivo – Neuropsicotronics Comércio Importação e Exportação , atuando principalmente nos seguintes temas: biofeedback cardiovascular, inovação, coerência cardíaca, retroalimentação fisiológica e empreendedorismo.
Fonte Curriculos: lattes.cnpq.br
Fonte: IPCS

segunda-feira, agosto 15, 2016

Conferência sobre Psicologia Positiva na Jornada do Departamento de Psicologia da SOCESP

Jornada do Departamento de Psicologia da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo - SOCESP.

Prof Armando Ribeiro foi um dos especialistas convidados pela comissão organizadora da Jornada de Psicologia da SOCESP - Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo e apresentou a conferência "Psicologia Positiva aplicada aos contextos médicos-hospitalares: O que aprendemos no Center for Wellness da Harvard?"

Neurociência cognitiva aplicada aos atendimentos em psicologia clínica e hospitalar. Demonstrar a utilização das neurotecnologias à serviço da psicoterapia e dos programas de wellness.

Porque as neurotecnologias potencializam o trabalho do clínico especializado... 
É possível associar neurotecnologias de alta performance aos atendimentos psicológicos? 
O que os grandes centros de pesquisa mundial nos ensinam?

Falar do pioneirismo da Escola de Medicina de Harvard (Harvard Medical School) na pesquisa e promoção da Psicologia Positiva nos contextos médico-hospitalares e programas de wellness...

Promover saúde e bem-estar é diferente de tratar doenças...
 
Promover autocuidado e bem-estar é interessante do ponto de vista econômico e humano.

Compartilhar o sonho é torná-lo eterno!
"Você não precisa ter sucesso para ser feliz, mas precisa ser feliz para ter sucesso" 
(O jeito Harvard de ser feliz. Shaw Achor, 2012)

Com a Dra Mayra Gagliani do INCOR, no evento da SOCESP.

quarta-feira, agosto 10, 2016

O bom da tristeza


O bom da tristeza

A psicologia vem descobrindo que as emoções negativas são tão importantes quanto as positivas para o crescimento humano.

Ninguém quer sentir dor ou medo. No entanto, as duas sensações são necessárias para proteção e sobrevivência. O mesmo acontece com a tristeza. Todo mundo quer ser alegre. No entanto, a infelicidade também tem seu papel. As últimas pesquisas da psicologia evolutiva, ramo da psicologia que busca compreender o comportamento humano como resultado da evolução das espécies, revelaram que as emoções existem para mover as pessoas em direção a comportamentos que aumentam sua chance de sobrevivência.

Desta maneira, as emoções negativas seriam tão importantes quanto as emoções positivas. O psicólogo Armando Ribeiro afirma que a filosofia chinesa já utiliza há milênios o conceito do yin-yang, ou seja, opostos que se complementam. A base da medicina tradicional chinesa (e da acupuntura, por exemplo) é de que as doenças são desequilíbrios entre as energias opostas. A psicologia vem redescobrindo a função das emoções negativas como fundamentais para a paleta de cores da existência humana. 

“Não devemos mais desejar eliminar as emoções negativas, mas buscar uma vida em harmonia com a natureza e que acolha o ser humano de forma plena e incondicional. O filme Divertidamente, da Disney, é um bom exemplo do emprego das modernas teorias da psicologia e da neurociência sobre as emoções. As emoções primárias, como alegria, medo, raiva, nojo e tristeza, são fundamentais para uma experiência de vida plena.”

Um alerta da psicóloga Aline Melo é que hoje as pessoas vivem em uma cultura segundo a qual o ser humano precisa demonstrar alegria constantemente. “Quanto mais alegre a foto postada nas redes sociais, maiores as chances de receber curtidas e aumentar a popularidade”, argumenta. Porém, a tristeza tem seu papel na vida de todo indivíduo e precisa ser respeitada e vivida como qualquer outro sentimento. “Claro que uma tristeza longa e persistente pode apresentar indícios de uma depressão e precisa ser vista com maior atenção e cuidado”, pondera.

A especialista explica que as tristezas recorrentes do dia a dia não precisam ser encaradas de maneira patológica e, sim, de forma a aprender com o que ela demonstra. “Desapontamentos, frustrações e angústias fortalecem o sentimento da tristeza e podem estar demonstrando ao indivíduo falhas ou pontos a melhorar que talvez a alegria e o estado constante de felicidade não proporcionariam. Compreender a tristeza e aprender com ela pode ser uma porta direta para momentos de alegria e satisfação posteriores.”

A importância da noite

A lua e as estrelas, por exemplo, só podem ser vistas durante a noite. É na noite também que o trânsito fica mais tranquilo, as pessoas descansam depois de um dia estressante no trabalho e dormem para recarregar a energia por meio de uma boa noite de sono. A psicóloga Aline Melo destaca que dormir bem pode melhorar a memória, a ansiedade, a concentração, o humor e o raciocínio, fazendo com que, no dia seguinte, a pessoa consiga ter mais clareza no enfrentamento de seus problemas diários.

Durante o dia, com a correria da rotina, as pessoas não têm tempo para avaliar algumas situações. Já à noite, em sua casa, elas podem enxergar as mesmas questões com outros contornos. “Após sairmos de uma situação estressante e nos afastarmos dela, nem que seja por poucos momentos, conseguimos aliviar um pouco o estresse causado e muitas vezes verificar novos ângulos deste problema. O ambiente domiciliar já oferece este acolhimento e a pessoa pode se sentir mais relaxada e disposta a encontrar novas soluções para uma determinada situação”, explica Aline. 

O psicólogo Armando Ribeiro afirma que a noite não é apenas ausência de luz – pode se referir a um estado de espírito ou da mente. “Podemos viver várias noites, mesmo em dias claros, mas é preciso aprender a separar a escuridão que fortalece daquela que empobrece a vida. Quando ensino aos meus pacientes técnicas de relaxamento e/ou meditação, estou conduzindo-os ao anoitecer do espírito. Muitas vezes, é preciso fechar os olhos para se enxergar melhor em um mundo caótico de estímulos.” 

ENTENDA MELHOR

A tristeza e a alegria trabalham juntas na evolução e satisfação do indivíduo. Aprender a lidar com os momentos negativos, além de nos fazer valorizar e aproveitar melhor os momentos bons, também pode ser oportunidade de crescimento.

A possibilidade das pessoas enfrentarem de forma saudável sua solidão, de lidar com as angústias e aprender com elas pode ser um método de aprendizagem e autoconhecimento. Atualmente, as pessoas têm inúmeros meios de comunicação que a impedem de enfrentar a solidão, e isso pode gerar pessoas distantes entre si, sem se conhecerem de verdade. Fonte: Aline Melo, psicóloga do São Cristóvão Saúde

Fonte: Por Francine Moreno para o jornal Diário da Região

terça-feira, agosto 02, 2016

Fotos do II Encontro sobre Desenvolvimento Profissional na Escola da Defensoria Pública do Estado de São Paulo - EDEPE

Defensoria Pública do Estado de São Paulo / Escola da Defensoria Pública.

Defensoria Pública do Estado de São Paulo.

Prof Dr José Roberto Heloani (professor titular da UNICAMP / FGV) e renomado pesquisador da área de Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT).

Dr Roberto Heloani foi um dos meus professores durante a minha graduação em Psicologia. Reencontrar um ex-professor durante o evento da Escola de Defensoria Pública do Estado de São Paulo e ter a honra de falar após a sua conferência foi um momento de grande emoção. 

Prof Armando Ribeiro foi um dos especialistas convidados para o II Encontro sobre Desenvolvimento Profissional na Defensoria Pública do Estado de São Paulo e Escola da Defensoria Pública do Estado - EDEPE para abordar o tema: "Gestão do estresse e promoção da resiliência nos órgãos do Sistema da Justiça". Ele apresentou o estado da arte da gestão do estresse ocupacional e promoção da resiliência baseado nos últimos estudos do Centro de Bem-Estar da Harvard University, bem como da sua experiência na coordenação do Programa de Avaliação do Estresse do Centro Avançado em Saúde do complexo hospitalar da Beneficência Portuguesa de São Paulo e Hospital São José.

Prof Armando Ribeiro durante a palestra "Gestão do estresse e promoção da resiliência nos órgãos do Sistema da Justiça" na EDEPE.

Prof Armando Ribeiro durante a palestra "Gestão do estresse e promoção da resiliência nos órgãos do Sistema da Justiça" na EDEPE.

Prof Armando Ribeiro durante a palestra "Gestão do estresse e promoção da resiliência nos órgãos do Sistema da Justiça" na EDEPE.

Prof Armando Ribeiro durante a palestra "Gestão do estresse e promoção da resiliência nos órgãos do Sistema da Justiça" na EDEPE.

Prof Armando Ribeiro durante a palestra "Gestão do estresse e promoção da resiliência nos órgãos do Sistema da Justiça" na EDEPE.

Prof Armando Ribeiro durante a palestra "Gestão do estresse e promoção da resiliência nos órgãos do Sistema da Justiça" na EDEPE.