quinta-feira, abril 07, 2016

Estresse ocupacional é tema na pós-graduação do Hospital Albert Einstein

Prof Armando Ribeiro ministra a aula na pós-graduação do Hospital Albert Einstein

Estresse ocupacional é um dos temas do meu módulo na pós-graduação em Bases da Medicina Integrativa do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein. O objetivo principal é conscientizar médicos e demais profissionais da saúde sobre o risco do estresse ocupacional e do burnout, além de revisar as últimas evidências sobre a gestão integrativa do estresse ocupacional.

O conceito de estresse foi primeiramente descrito por Hans Selye (1936) como sendo, essencialmente, o grau de desgaste total causado pela vida. Etimologicamente, o termo estresse deriva do latim "stringere", significando apertar, cerrar, comprimir.

Sobre a Medicina Integrativa. O sistema vigente de saúde é geralmente reativ​o, e seu enfoque recai quase q​ue inteiramente no diagnóstico e n​o tratamento das ​doenças e seus sintomas, quando é ​clara a necessidade de uma proposta mais voltada à prevenção e à real promoção da saúde. Pacientes, médicos e profissionais de saúde raramente discutem com profundidade aspectos relacionados à mudança do estilo de vida, bem-estar e como poderíamos de fato usufruir de nossos processos biológicos inatos de cura e saúde. Por outro lado, a quantidade de informação disponível sobre medicina convencional e, também, sobre a medicina integrativa cresce em um ritmo exponencial. Esse crescimento traz uma enorme dificuldade ao profissional de saúde na tomada de decisões e no manejo das informações para aplicação em sua vida prática, de forma segura e com embasamento científico. (Fonte: Portal HIAE)

Primeiras palavras... uma pequena incursão sobre as minhas experiências em ilhas de excelência (Harvard, HIAE e Hospital São José) no estudo e pesquisa do estresse... Ao fundo (em pé), a co-coordenadora do curso Dra. Cristiane Benvenuto Andrade (médica dermatologista e pesquisadora) e a assistente de coordenação Dra. Denise Tiemi Noguchi (médica oncopediatra).

Alguém duvida? Demonstração de como o cérebro (‪‎neurofeedback‬) reage ao ‎estresse‬ ocupacional na pós do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein...

As reações tóxicas do estresse ocupacional podem ser demonstradas através da utilização de equipamentos de biofeedback / neurofeedback.

Autoavaliação é um dos primeiros passos para tomada de consciência sobre o estresse ocupacional. Cuidando dos cuidadores... Alunos da pós em Medicina Integrativa do Hospital Albert Einstein...

Com a Dra. Cristiane Benvenuto Andrade - médica dermatologista, pesquisadora e co-coordenadora da pós em Medicina Integrativa do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein. Ela abordou as consequências do estresse nas doenças dermatológicas e práticas mente-corpo para aliviar o estresse crônico.

A educação atual produz zumbis... Uma Medicina Integrativa só pode existir com uma educação integral e que fortaleça as competências técnicas e socioemocionais... Aula na pós do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein.

Debates e preleção dialogada nas exposições da Dra. Cristiane e minha... com a difícil tarefa de tratar da saúde integral de quem trata da nossa saúde... Pós em Medicina Integrativa do HIAE.

Cozinhar pra aliviar o estresse... Só não pode se tornar obrigação ou ficar no modo automático...

Nenhum comentário:

Postar um comentário