domingo, novembro 29, 2015

Estratégias Motivacionais no controle de IRAS. Líderes motivados inspiram equipes eficientes? 15º Jornada de Controle de Infecção em Maternidade.

Prof Armando Ribeiro (psicólogo / coaching e coordenador do Programa de Avaliação do Estresse do Centro Avançado em Saúde da Beneficência Portuguesa de São Paulo) participou da mesa-redonda "Estratégias Motivacionais no controle de Infecções Relacionadas à Assistência em Saúde - IRAS" com o tema "Líderes motivados inspiram equipes eficientes?". A Enf. Daiane Cais (CCIH do Hospital Samaritano) também contribuiu com a sua experiência na aplicação de estratégias motivacionais na adesão a higienização das mãos no contexto hospitalar. A 15º. Jornada de Controle de Infecção em Maternidade foi promovida pelo Grupo Santa Joana (Hospitais Santa Joana, Pro Matre e Perinatal) e organizada pela Dra. Rosana Richtmann (diretora do serviço de Controle de Infeccção Hospitalar do Grupo Santa Joana e sua equipe), em São Paulo - SP e contou com a participação de especialistas em controle de infecção hospitalar e convidados.

Prof Armando Ribeiro refletiu sobre o papel essencial das lideranças na motivação das equipes, além da necessidade de desenvolver competências comportamentais (socioemocionais) importantes para o trabalho em equipe. Descreveu sua experiência na Harvard Medical School (EUA) com o programa de desenvolvimento de coaching para lideranças em saúde.

Prof Armando Ribeiro descreveu sua pesquisa realizada durante seu MBA em Saúde Ocupacional na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) sobre os três fatores que mais "desmotivam" os trabalhadores no ambiente organizacional, em resumo: 1º. clima organizacional, 2º. pressão no trabalho e 3º. infraestrutura.

As estratégias motivacionais em controle de infecção hospitalar devem levar em conta os fatores motivacionais extrínsecos (ex. bônus, recompensas, prêmios, reconhecimento e etc.), mas fundamentalmente os fatores motivacionais intrínsecos (ex. valores pessoais, personalidade e etc.). O desenvolvimento das competências comportamentais (competências socioemocionais) é fundamental para os lideres dos serviços de controle de infecção hospitalar e dentre os vários caminhos existentes (ex. cursos, MBA, leitura, tutoria, aconselhamento e etc.), destacamos a psicoterapia pessoal e o coaching.

Nenhum comentário:

Postar um comentário