sexta-feira, outubro 09, 2015

Psicopatas. A mente e a vida de quem não tem sentimentos. Revista Segredos da Mente.

Contribuição do Prof Armando Ribeiro (psicólogo e coordenador do Programa de Avaliação do Estresse do Centro Avançado em Saúde do Hospital São José - Beneficência Portuguesa de São Paulo) para a edição especial da revista Segredos da Mente sobre psicopatas.


A máscara da sanidade. Apesar de se passar por bonzinho, alguns sinais podem entregar um psicopata.

Lidando com o mal. Com o diagnóstico correto, é possível seguir medidas paliativas para conviver com o transtorno.

"O transtorno de personalidade antissocial atinge 3% dos homens e menos de 1% das mulheres." Armando Ribeiro, psicólogo.

"De natureza multifatorial, o transtorno pode ser compreendido por meio de teorias sobre influências biológicas (como a vulnerabilidade genética, excitação baixa e limiar elevado do medo), influências psicológicas (dificuldade em aprender a evitar punição e indiferença em relação a preocupações dos demais, por exemplo) e influências socioculturais (como criminalidade, estresse e exposição à experiência traumática, disciplina inconstante por parte dos pais e dificuldades socioeconômicas)", destaca o psicólogo Armando Ribeiro.

"É preciso compreender que o transtorno de personalidade antissocial é um problema grave de saúde mental e que apresenta consequências importantes não só para quem sofre da psicopatia, mas para quem convive em seu entorno", afirma o psicólogo Armando Ribeiro.

"Todos os tratamentos atualmente disponíveis são paliativos e não visam a cura do transtorno, mas o controle dos sintomas e comportamentos", conta o psicólogo Armando Ribeiro. O especialista destaca as terapias, como a cognitivo-comportamental, a cognitiva dos esquemas e a comportamental dialética, entre algumas das abordagens psicológicas mais usadas atualmente para lidar com o transtorno. "Elas apresentam dados positivos sobre a redução dos sintomas das psicopatias, principalmente no fortalecimento das conexões cerebrais relacionadas à empatia e ao controle do impulso", complementa.

O colega ao lado. Depois da cadeia, o ambiente corporativo é o lugar que mais concentra psicopatas.

Mito ou verdade? Tire suas dúvidas sobre alguns fatos relacionados à psicopatia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário