terça-feira, setembro 22, 2015

Prof Armando Ribeiro fala sobre o estresse no futebol e na arbitragem para o canal SPORTV


Prof Armando Ribeiro é psicólogo e coordenador do programa de avaliação do estresse do Centro Avançado em Saúde da Beneficência Portuguesa de São Paulo. Estudioso do estresse crônico, possui diversos treinamentos e especializações nacionais e internacionais sobre o tema, inclusive uma certificação em Stress Management pela Harvard Medical School (EUA).

A equipe de jornalismo do canal SPORTV convidou o Prof Armando Ribeiro para participar como um dos especialistas numa série de reportagens sobre o estresse no futebol e na arbitragem brasileira. Neste primeiro encontro, recebemos a visita do repórter Thiago Crespo que quis saber tudo sobre o cérebro e as emoções durante uma partida de futebol... Psicologia na rede!!

Veja alguns cliques dos bastidores da entrevista

Prof Armando Ribeiro responde as perguntas do repórter Thiago Crespo (canal SPORTV).

A frequência e intensidade dos sintomas de estresse podem tanto promover a eficiência de um jogo e de sua arbitragem quanto acabarem com o espetáculo e a saúde dos participantes.

Tanto os jogadores quanto a equipe de arbitragem devem aprender sobre estratégias (cientificamente embasadas) para o gerenciamento do estresse e promoção da inteligência emocional e resiliência (competências socioafetivas), defende o Prof Armando Ribeiro para o repórter.

As neurociências vêm avançando na compreensão da resposta do estresse e mostra caminhos que podem ser utilizados pelas equipes para o autocontrole do estresse excessivo durante os campeonatos e melhora do rendimento físico e emocional dos jogadores. A Psicologia do Esporte é um campo fundamental para que as equipes aprendam a desenvolver suas competências emocionais e administrar as fortes emoções (antes, durante e após os jogos).

A Psicologia do Esporte tem como objetivo compreender e lidar com os fatores psíquicos que interferem nas ações do exercício físico e no esporte. Além disso, precisamos estar atentos na influência dos fatores cognitivos, motivacionais e emocionais que estão diretamente ligados na questão do desempenho esportivo.

A equipe de filmagem do canal SPORTV e o repórter Thiago Crespo durante as filmagens nas dependências do centro avançado em saúde (Hospital São José) da Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário