terça-feira, junho 23, 2015

Psicoterapia Cognitivo-Comportamental: Possibilidades em Clínica e Saúde


Este livro foi escrito por jovens profissionais que, sensibilizados com as dificuldades de acesso aos materiais relativos à teoria e à prática da Terapia Cognitivo-Comportamental no Brasil, resolveram descrever os caminhos que trilharam na busca de uma formação sólida.

A obra enfoca desde os conceitos fundamentais às possíveis aplicações em Psicologia Clínica e da Saúde. Pormenorizadamente, foram apresentados trabalhos que envolveram: Transtorno de Pânico com Agorafobia, Depressão, Transtorno Obsessivo-Compulsivo, Pseudo-agorafobia, Ciúmes, HIV-Aids, Esclerose Múltipla, Asma, Cirurgia Geral e um Guia de Terapia Cognitivo-Comportamental On-line.

A Terapia Cognitivo-Comportamental vem se expandindo velozmente em nosso meio profissional, sendo absorvida em diferentes contextos clínicos e instituições de saúde. A existência de um modelo compreensivo, baseado em uma filosofia pragmática, na utilização de estratégias cientificamente embasadas, no diálogo íntimo com a Psiquiatria e demais neurociências e uma relação terapêutica ética e humanizada permitem sustentar a afirmação que a Terapia Cognitivo-Comportamental é uma das principais opções de tratamento que atualmente responde à realidade social, científica e econômica brasileira e mundial.

Este livro é destinado a todos aqueles interessados em conhecer melhor as propostas desta abordagem psicoterapêutica, e que se permitiram, ao nosso lado, caminhar na apaixonante trilha da construção do conhecimento.

Armando Ribeiro das Neves Neto
Organizador

Neves Neto AR (org.) Psicoterapia Cognitivo-Comportamental: Possibilidades em clínica e saúde. São Paulo: Esetec, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário