segunda-feira, maio 11, 2015

Evento Painel 2015 - Desafios da Gestão das Organizações de Saúde

A atual complexidade no mercado da saúde requer eficiência na gestão dos atores desse sistema. Os hospitais precisam prestar serviços de qualidade e as operadoras necessitam prover as demandas de seus clientes. Como fazer isso em um cenário econômico adverso e com os custos dos cuidados da saúde cada vez mais altos? E como os protagonistas dos sistemas de saúde podem atuar de forma convergente? Evento promovido pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz e Faculdade de Educação em Ciências da Saúde (FECS).

Segue um resumo do evento realizado pelo Prof. Armando Ribeiro que destaca alguns dos pontos principais apresentados pelos palestrantes.

ATIVIDADES

Dr Carlos Alberto Suslik
Tema: "A Gestão na área da saúde, um setor resiliente em 
tempos de ajuste fiscal."

Dr Carlos Suslik destacou a importância das organizações de saúde resilientes, principalmente em relação a medicina preventiva e cenário econômico do país e mundial. "Boa medicina preventiva reduz custos, mas a má gestão da medicina preventiva aumenta". Cessação do tabagismo foi apontado como uma das ações com melhor ROI (retorno sobre o investimento), em medicina preventiva.


Dr Fernando Serra
Tema: "Tudo que um executivo deve saber sobre estratégia."

Dr Fernando Serra destaca a dificuldade das organizações de saúde em desenvolverem foco no médio e longo prazo, além de apontar um equívoco recorrente ao denominar "estratégia" as ferramentas organizacionais para enfrentar adversidades. Criticou o excesso do uso da "intuição" na gestão das organizações de saúde e apregoou a necessidade de se investir em uma "gestão baseada em evidências". Apontou como problema principal das organizações de saúde o processo de tomada de decisão, alertando "nossa decisão é sempre melhor do que a tomada por outro". "Devemos aprender a trabalhar com as nossas ineficiências", destacou o pesquisador ("best practices" x "next practices").


Manuel Pereira Coelho Filho, CMO
Tema: "Fatores críticos de sucesso na gestão hospitalar."

Manuel Pereira Coelho Filho, CMO (Chief Marketing Officer) trouxe uma importante reflexão sobre o CSF (Critical Sucess Factors) a respeito dos três critérios genéricos a respeito dos fatores críticos de sucesso na gestão hospitalar, citando: 1) aplicabilidade a todos os concorrentes, 2) relevância decisiva e 3) possibilidade de controle pelas empresas. Em sua conclusão, aponta a necessidade de resgate da "medicina centrada no paciente" e na importância das organizações de saúde desenvolverem planejamento estratégico levando em consideração os fatores críticos de sucesso identificados.

Manuel Pereira Coelho Filho, CMO
Tema: "Fatores críticos de sucesso na gestão hospitalar."

DEBATEDORES

Drs. Jefferson Gomes Fernandes, Andrea Bottoni e convidados.

Local: Auditório do Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário