quinta-feira, fevereiro 19, 2015

O que é Medicina Comportamental? (Behavioral Medicine)

O que é Medicina Comportamental? (Behavioral Medicine)

É um campo interdisciplinar interessado na integração e desenvolvimento científico e técnico dos aspectos psicossociais, biomédicos e comportamentais relevantes para a saúde e na aplicação destes conhecimentos e técnicas na prevenção, etiologia, diagnóstico, tratamento e reabilitação de doenças.


Leitura sugerida:
Neves Neto, AR. (2004). Medicina Comportamental. In: Brandão MZS e cols. (org.). Sobre Comportamento e Cognição, vol. 14, cap. 21, Santo André: Esetec, pp. 179-189.

Sobre o Prof. Armando Ribeiro

O Prof. Armando Ribeiro é psicólogo, especialista da primeira turma em Bases da Medicina Integrativa pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Israelita Albert Einstein, capacitação em Gestão das Práticas Integrativas e Complementares pelo Ministério da Saúde - MS / Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares - PNPIC no SUS e "Integrative Mental Health" pelo Arizona Center for Integrative Medicine da The University of Arizona (EUA). Certificado em Gestão do Estresse e Coaching pela Harvard Medical School (EUA). Coordenador do Programa de Avaliação do Estresse do Centro Avançado em Saúde do Hospital São José da Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Prof Armando Ribeiro é pioneiro na discussão das Práticas Integrativas e Complementares (PICs) em Psicologia e Saúde Mental. É professor convidado e supervisor clínico da disciplina de Medicina Comportamental na pós-graduação da FMUSP e UNIFESP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário