quinta-feira, fevereiro 27, 2014

A falta de ar e as emoções!

segunda-feira, fevereiro 24, 2014

Apresentadores do Hoje em Dia testam equipamento que avalia nível de estresse

Minutos que podem mudar sua vida, mexa-se!

Minutos que podem mudar sua vida, mexa-se!

Prof. Armando Ribeiro – Psicólogo e Coordenador do Programa de Avaliação do Estresse da Beneficência Portuguesa de São Paulo

A vida exige movimento, mesmo as árvores com suas raízes fincadas no solo almejam alcançar o céu! Cada vez mais pesquisas apontam que a atividade física regular é boa medicina. Nenhum remédio atual tem o poder de beneficiar o corpo como 30 minutos de atividade física diária. O corpo funciona melhor com movimento, a mente fica mais ágil e as emoções mais positivas. E de nada adiantam as velhas desculpas, quando o corpo exige cuidados. Faça mais caminhadas, suba mais degraus, vá a parques e desfrute do prazer que vem do movimento. Quanto mais tempo permanecer sentado frente à tv ou ao computador, mais seu corpo vai necessitar de movimento. Alongue-se, procure orientação especializada e principalmente mexa-se!

Indicação de leitura:
Mudar ou mudar, eis a questão! Blog Seu Coração

Mensagem de incentivo ao grupo peso saudável da EMBRAER.

sábado, fevereiro 22, 2014

Estresse: saiba por que esse problema se tornou uma epidemia global



Prof. Armando Ribeiro foi o especialista convidado para a matéria sobre estresse no programa Hoje em Dia da Record. Com o objetivo de conscientizar a população sobre os efeitos negativos do estresse no corpo e nas emoções, o Prof. Armando Ribeiro utilizou um sofisticado equipamento de biofeedback capaz de demonstrar a fisiologia do estresse no organismo dos apresentadores do programa. Celso Zucatelli, Chris Flores e Edu Guedes experimentaram a avaliação da coerência cardíaca e rapidamente perceberam como pequenas mudanças (ex. música relaxante, contato com o animal de estimação "Paçoca" e distração mental) podem influenciar positivamente no estresse monitorado pelo equipamento.

O programa também contou a participação especial do modelo e ator Paulo Zulu e a atriz Mônica Carvalho que descreveram suas receitas para a redução do estresse crônico.


Demonstração do estresse


Prof. Armando Ribeiro demonstra ao vivo o biofeedback de coerência cardíaca (indicativo de níveis de estresse) no apresentador Celso Zucatelli do programa Hoje em Dia. A estratégia de Zucatelli para driblar o estresse foi fazer carinho no Paçoca, seu cachorro de estimação. 

Alguns pesquisadores já demonstraram que a presença de animais de estimação no lar ou mesmo no ambiente de trabalho ou até em clínicas e hospitais, pode reduzir sensivelmente os níveis de estresse.



O Prof. Armando Ribeiro também monitorou os níveis de coerência cardíaca, através de um sofisticado equipamento de biofeedback, da apresentadora Chris Flores do programa Hoje em Dia. A principal estratégia utilizada pela Chris foi ouvir música relaxante por alguns instantes.

Muitas pesquisas também apontam para o valor da música como recurso terapêutico eficaz para a redução dos níveis de estresse crônico.



O Prof. Armando Ribeiro também avaliou a coerência cardíaca (indicador de estresse) do apresentador Edu Guedes do programa Hoje em Dia. A estratégia de Edu Guedes para reduzir o estresse foi a visualização de cenas ligadas a gastronomia, principalmente ao cozinhar.

A adoção de hobbies e interesses por atividades que exigem foco e concentração são também estratégias eficazes para a redução do estresse crônico.



Aprender o reduzir os níveis de estresse é fundamental para a promoção da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida. O Prof. Armando Ribeiro entrevistado no programa Hoje em Dia citou algumas estratégias para driblar o estresse tóxico, entre elas: biofeedback, práticas meditativas (mindfulness), música, animais de estimação, hobbies e atitude de presença (flow). Estratégias inspiradas no Programa de Avaliação do Estresse da Beneficência Portuguesa de São Paulo e nos programas internacionais de Psicologia Positiva.


Considerado uma epidemia global pela Organização Mundial da Saúde, o estresse é um problema que atinge pessoas no mundo todo. Conheça os sintomas e saiba como prevenir os tratamentos desse mal. 

Tags: Chris Flores, Hoje em Dia, Celso Zucatelli, Eduardo Guedes, Armando Ribeiro, Paulo Zulu, Mônica Carvalho, causas estresse, consequências estresse, epidemia, epidemia do século XXI, estresse, problemas estresse

sexta-feira, fevereiro 21, 2014

Papos de bastidores com Chris Flores no Hoje em Dia

Publicação by Chris Flores.


Bom dia amados! Vamos começar o dia sem estresse! Estava com o psicólogo Armando Ribeiro, especialista no assunto, e ele me contou que as mulheres são mais estressadas por causa dos afazeres com a família, da jornada múltipla e de cobranças sociais. Isso começa desde a primeira infância. Numa pesquisa da PUC de Campinas isso foi constatado. As meninas sofrem mais pressão nesse processo de se tornar mulher. Então atenção! Vamos nos cobrar menos e relaxar mais com nossas meninas! Em breve no site, entrevista completa com Armando. Bjo

quinta-feira, fevereiro 20, 2014

Estresse: saiba por que esse problema se tornou uma epidemia global. Hoje em Dia - Record



Prof. Armando Ribeiro com o apresentador Celso Zucatelli no programa Hoje em Dia sobre estresse.


Prof. Armando Ribeiro com a apresentadora Chris Flores do programa Hoje em Dia.


Prof. Armando Ribeiro com o apresentador Edu Guedes no programa Hoje em Dia.


Prof. Armando Ribeiro com a convidada atriz Mônica Carvalho no programa Hoje em Dia.


Prof. Armando Ribeiro com o convidado modelo Paulo Zulu no programa Hoje em Dia.


Prof. Armando Ribeiro foi o especialista convidado para a matéria sobre estresse no programa Hoje em Dia da Record.

Considerado uma epidemia global pela Organização Mundial da Saúde, o estresse é um problema que atinge pessoas no mundo todo. Conheça os sintomas e saiba como prevenir os tratamentos desse mal. 

Tags: Chris Flores, Hoje em Dia, Celso Zucatelli, Eduardo Guedes, causas estresse, consequências estresse, epidemia, epidemia do século XXI, estresse, problemas estresse

Link: Estresse no Hoje em Dia

quarta-feira, fevereiro 19, 2014

Prof. Armando Ribeiro no programa Hoje em Dia da Record

Hoje em Dia
TV Record

Prof. Armando Ribeiro será um dos entrevistados do programa Hoje em Dia da Record nesta próxima quinta-feira (20/02). Com a participação dos apresentadores Celso Zucatelli, Cris Flores e Edu Guedes o Prof. Armando Ribeiro irá abordar questões atuais sobre a gestão do estresse pessoal e também sobre o estresse ocupacional.

Prof. Armando Ribeiro é psicólogo, especializado em Gestão do Estresse Ocupacional, Qualidade de Vida do Trabalho e Bem-Estar, além de Coordenador do Programa de Avaliação do Estresse da Beneficência Portuguesa de São Paulo.


sábado, fevereiro 15, 2014

Neurociências na exposição Túnel da Ciência Max Planck


Exposição Túnel da Ciência do Instituto Max Planck



Para celebrar a Temporada da Alemanha+Brasil 2014, a Sociedade alemã Max Planck realizará a exposição científica multimídia “Túnel da Ciência Max Planck”, que abordará os grandes temas da pesquisa básica mostrando as possibilidades científicas e tecnológicas para as inovações. A mostra acontecerá entre os dias 30 de janeiro e 21 de fevereiro, no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca, em São Paulo.

Além da SBPC, a exposição tem como apoiadores a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o Instituto Nacional de Neurociência Translacional (INNT), o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), entre outros.


Tecnologias e curiosidades da exposição, segundo o Prof. Armando Ribeiro

Sistema de computador reconhece estados emocionais universais através das expressões faciais! Sonho de consumo dos psicólogos de plantão e também de muitas mulheres... Ele avalia o tipo e a intensidade da emoção através das microexpressões faciais (baseado nos estudos do psicólogo Paul Ekman).


Testando a máquina... Controlar conscientemente as microexpressões faciais é muito difícil! A maquininha já logo desconfia que o sujeito está tirando onda... Programa identifica 4 estados emocionais universais, a saber: alegria, tristeza, raiva e surpresa. Quero uma destas!!!


Scanner corporal... baseado na tecnologia Kinect... diretamente das telinhas para a exposição! É o caminho para o desenvolvimento de futuros equipamentos de diagnóstico médico! (não invasivos)


Selfie com câmera termográfica capaz de registrar o calor emitido pela superfície corporal! 

Mais informações: Túnel da Ciência Max Planck

quinta-feira, fevereiro 13, 2014

4a Jornada NEAPC de Terapias Cognitivas. Ações e contextos terapêuticos em Terapias Cognitivas


4a Jornada NEAPC de Terapias Cognitivas
Ações e contextos terapêuticos em Terapias Cognitivas

30 e 31/05/2014
Porto Alegre - RS


É com satisfação que estamos neste ano de 2014 apresentando a nossa 4a Jornada NEAPC de Terapias Cognitivas. Nesta edição estaremos conversando sobre Ações e Contextos Terapêuticos em Terapias Cognitivas, ao reafirmarmos nosso compromisso com a produção consistente do conhecimento e com a ampla interlocução entre os saberes elegemos essa temática por acreditarmos que atualmente novas demandas e desafios emergem no cotidiano dos profissionais da área da saúde. Neste panorama novos contextos se fazem necessários para a ampliação da atuação das Terapias Cognitivas promovendo assim, ações que possibilitem intervenções terapêuticas focadas nos diversos segmentos da saúde, da educação e da sociedade em geral.

O Prof. Armando Ribeiro é um dos convidados da 4ª JORNADA NEAPC DE TERAPIAS COGNITIVAS e ministrará uma palestra sobre "Ampliando os limites terapêuticos das Terapias Cognitivas através de mindfulness" e também participará da mesa-redonda "Terapias Cognitivas no contexto da Saúde Pública" com o tema "Terapias Cognitivas e práticas complementares no SUS".

Mais informações: 

E-mail: ccstress@terra.com.br
Site: Clique para acessar o site
Telefone: (51) 3333-2123

sexta-feira, fevereiro 07, 2014

I Jornada Luso-Brasileira de Psicologia Positiva


I Jornada Luso-Brasileira de Psicologia Positiva
São Paulo - SP, Brasil, 07 de fevereiro de 2014
Universidade Federal de São Paulo / Universidade de Lisboa


Nos últimos 15 anos, baseados nos trabalhos pioneiros de Martin Selligmann, quebramos os paradigmas de que as psicoterapias deviam sempre ser focalizadas em diagnósticos, rótulos e acontecimentos traumáticos passados; para uma visão mais progressista, onde o que interessa é o foco no futuro positivo e em como podemos desenvolver e acessar os recursos internos de cada pessoa, para alcançar um estado de felicidade autêntica.

Esta jornada nos dará oportunidade de entrar em contato com todos estes novos conceitos, os pressupostos que validam esta nova visão de psicoterapia e com as indicações e técnicas possíveis e mais adequadas para cada situação clínica.

Paralelamente, estaremos recebendo pelos nossos convidados portugueses, uma estratégia dentro desta perspectiva da psicologia positiva, que é a Psicoterapia Trajetória de Vida, que alinha exatamente os conceitos da psicologia positiva, das terapias cognitivo-comportamentais e dos estados modificados de consciência, para desenvolver os recursos mais importantes da psicologia positiva que são: Otimismo, Esperança, Resiliência, Autoestima, Auto-eficácia, Perdão, Gratidão e Compaixão.

Dirigido a todos profissionais e alunos das Ciências da Saúde e Educação que trabalhem em prol do “Bem Estar das Pessoas”.

Organizadores:
- Prof. Dr. José Roberto Leite – Professor Livre Docente e chefe da Unidade de Medicina Comportamental Psicobiologia da EPM / Unifesp;
- Dr. Osmar Ribeiro Colás – Médico, Mestre em Obstetrícia e Coordenador do Grupo de Estudos de Hipnose da Unifesp.

APOIOS: 
Centro de Estudos em Medicina do Comportamento – CEMCO; NAPE: Pró-reitoria de Extensão – Proex/Unifesp; Univ. de Lisboa, UL- Portugal; Assoc. Luso-brasileira de Transpessoal - ALUBRAT; Grupo de Estudos de Hipnose – GEH – Unifesp; Fundação de Apoio ao Professor – FAP/Unifesp

FOTOS DO EVENTO

Mesa de abertura da "I Jornada Luso-Brasileira de Psicologia Positiva".
Dr. Osmar Colás (UNIFESP), Prof. Dr. Mário Simões (Universidade de Lisboa), Psic. Marisa Oliveira (Universidade de Lisboa) e Prof. Dr. José Roberto Leite (UNIFESP)


Cerca de 150 participantes inscritos na I Jornada Luso-Brasileira de Psicologia Positiva, realizada no auditório da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP.


 Dr. Osmar Colás apresentando o tema "Hipnose como coadjuvante na Psicologia Positiva".

Psic. Marisa de Oliveira apresentando o tema "Psicoterapia Trajetória de Vida / Agentes Ativos de Felicidade".

Prof. Dr. José Roberto Leite apresentando o tema "Psicologia Positiva no Brasil e na Unifesp".


Prof. Armando Ribeiro com os palestrantes Dr. Mário Simões, Psic. Marisa Oliveira e Dr. Fábio José na I Jornada Luso-Brasileira de Psicologia Positiva. Aprendendo mais sobre as bases neurocientíficas da Psicologia Positiva e o protocolo clínico de aplicação da Psicoterapia Trajetória de Vida - PTV.


Prof. Armando Ribeiro com os colegas da Unidade de Medicina Comportamental / UNIFESP, Prof. Dr. José Roberto Leite e Dr. Osmar Colás na I Jornada Luso-Brasileira de Psicologia Positiva. 



quinta-feira, fevereiro 06, 2014

Não coma suas emoções, sinta-as!

Não coma suas emoções, sinta-as!

Quantos já se deram conta que muitas pessoas nascem leves e vão ficando pesadas. Alguns acumulam conhecimento, outros relacionamentos e tem gente que adora acumular problemas. A obesidade também é um acúmulo, porque o alimento deixa de ser um meio e pode ser tornar um fim em si mesmo. É preciso ter muito cuidado com a fome afetiva, porque muita gente devora o mundo por falta de se sentir amado ou de amar. É da natureza humana se satisfazer com o paladar, é uma fonte enorme de prazer, mas como tudo em excesso acaba deixando sequelas no corpo e nas emoções. Antes de repetir a sobremesa, de colocar os alimentos afetivos no seu prato (ex. frituras, salgadinhos, guloseimas em geral) é preciso refletir se o que falta não é mesmo um abraço ou de ligar para um amigo querido. Não coma suas emoções, sinta-as!

Indicação de leitura:
Você tem fome de quê? Apesar das questões genéticas serem uma das causas da obesidade infantil, alguns estudiosos do campo da Psicossomática refletem sobre o papel do estresse pré-natal no aumento do risco de obesidade na infância


Prof. Armando Ribeiro – Psicólogo e Coordenador do Programa de Avaliação do Estresse da Beneficência Portuguesa de São Paulo

Mensagem de incentivo ao grupo peso saudável da EMBRAER.

terça-feira, fevereiro 04, 2014

Antroposofia e Psicologia: Fenomenologia das interações sociais

Antroposofia e Psicologia: 
Fenomenologia das interações sociais 

UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo
NUMEPI - Núcleo de Medicina e Práticas Integrativas
NUMA - Núcleo de Medicina Antroposófica


Uma abordagem integrada do ser humano que contemple além do corpo físico, as dimensões psicológica/mental e espiritual, a capacidade de autocura e a habilidade para um contínuo desenvolvimento pode contribuir para ampliar o conhecimento do homem em sua totalidade. Programa: • A constituição do ser humano segundo a Antroposofia; • Visão fenomenológica da cura de ferimento e dos transtornos mentais; • O defrontar-se com eventos significativos na trajetória biográfica; • Mecanismos que promovem e formatam hábitos e comportamentos; • Temperamento e vulnerabilidades disposicionais; e • Patologias físicas e mentais (fatores genéticos e epigenéticos).

OBJETIVO: Apresentar os fundamentos da Antroposofia mediante uma visão fenomenológica das interações sociais integrada aos conhecimentos da moderna biociência. 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: A constituição do ser humano segundo a Antroposofia. Visão fenomenológica das interações sociais: o sistema imune comportamental. Imagens arquetípicas das interações sociais nos contos de fadas. Mecanismos que promovem e formatam hábitos e comportamentos. Visão perspectiva, deliberações e inibição intencional de impulsos comportamentais. 

COORDENAÇÃO: Profa. Dra. Mary U. Nakamura. 
DOCENTES: Moacyr Mendes de Morais, Jorge Kioshi Hosomi.


Algumas fotos do primeiro encontro: