segunda-feira, novembro 10, 2014

Um sorriso que abre portas


Sorrir faz bem
Pesquisa comprova que bom humor no ambiente de trabalho aumenta a produtividade.


Um estudo publicado pela Escola de Direção Empresarial da Universidade Bocconi, de Milão, na Itália, afirma que rir no escritório faz bem, uma vez que levanta o ânimo dos colegas e potencializa o status do chefe.

De acordo com o levantamento, realizado entre 1800 funcionários de empresas da Itália, França, Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos, Rússia e Japão, 98% dos entrevistados reconheceram que lançam mão do humor no ambiente de trabalho e 99% afirmaram que apreciam o bom humor. Números que impressionam diante de um ato tão simples e singelo que, por vezes, faz que seus benefícios passem despercebidos. Basta cultivar o bom humor e saber controlar as emoções nos momentos oportunos.

“Para um bom rendimento profissional, não basta ter um alto QI. Atualmente, nós passamos a lidar um pouco mais com aquilo que chamamos de inteligência emocional. Ou seja, talvez mais importante do que ter um pensamento lógico, racional, é a maneira como praticamos esse pensamento”, alerta Armando Ribeiro das Neves Neto, psicólogo e professor do curso de aprimoramento em Terapia Cognitivo-Comportamental em Saúde Mental da Universidade de São Paulo (USP).

Ao formar a sua equipe, o psicólogo Armando Ribeiro das Neves Neto sugere que o gestor o faça de maneira estratégica atentando-se à qualidade emocional dos seus funcionários, formando uma equipe de personalidades heterogêneas e motivada, com alto astral.

“No ambiente corporativo, temos de lidar com a pressão exercida pelos chefes, prazos, enfim outras questões que podem interferir no bom andamento da rotina. A raiva também é um sentimento a ser trabalhado. Hoje, da mesma forma que temos programas de redução do estresse, existem os de gerenciamento da raiva, tamanha a importância do tema”, detalha Armando.

Capital Humano

O assunto também virou piada de salão, de Twitter e inspirou humoristas. Definitivamente, o brasileiro é reconhecido pelo jeito bem-humorado de encarar o dia a dia. A antropóloga Mirian Goldenberg, por exemplo, acaba de aplicar 200 questionários e realizar 50 entrevistas em profundidade com homens e mulheres moradores do Rio de Janeiro com o objetivo de investigar a cultura da risada. 

A tabulação dos dados revelou que 84% dos homens riem mais que as mulheres (68%). A maioria masculina acha que ri o suficiente: 60% dos homens dizem que não precisam rir mais. Já entre elas, 60% desejam sorrir mais.

Mas cuidado: antes de incorporar a figura do bem-humorado entre os colegas de trabalho, seguem algumas dicas básicas:

1. Em hipótese alguma, conte piadas de conteúdo preconceituoso ou com humor negro;

2. Atribua apelidos somente se os colegas de trabalho sentirem-se queridos com a brincadeira. Não faça uso de termos constrangedores;

3. Não queira transparecer intimidade com seu colega de trabalho quando esta não existe;

4. Ao chegar à empresa, expressões como “bom dia”, “boa tarde”, “como vai você”, entre outras, ajudam a manter o clima cordial;

5. Não interrompa o trabalho alheio para contar piadas. Há momentos oportunos no transcorrer do dia para isso;

6. Evite comentar fatos engraçados que ocorreram com amigos de trabalho fora do ambiente da empresa. Eles podem não gostar;

7. Evite “piadas internas”, ou seja, aquelas que somente são compreendidas por você e alguns poucos colegas;

8. Não se esforce para transparecer de bom humor. Ele é algo espontâneo e natural.

Fonte: revista Mundo Atlas.

Prof Armando Ribeiro é psicólogo, coordenador do Programa de Avaliação do Estresse do Centro Avançado em Saúde da Beneficência Portuguesa de São Paulo. Palestrante e consultor especializado em estresse ocupacional, bem-estar e qualidade de vida no trabalho.


Um comentário:

  1. Um sorriso que abre portas. Sorrir faz bem: Pesquisa comprova que bom humor no ambiente de trabalho aumenta a produtividade. Mais gestores precisam compreender o efeito das emoções positivas sobre o desempenho e o bem-estar dos colaboradores!

    http://goo.gl/70zXIs

    ResponderExcluir