terça-feira, julho 08, 2014

O que se ensina ao coração - Lições da Revista Bem-Estar

O que se ensina ao coração

Sentido de missão, respeito ao próximo, autoestima... o que a escola poderia ter nos ensinado (e não só a vida), na avaliação de 12 convidados pela revista Bem-Estar.

Por Gisele Bortoleto / Revista Bem-Estar

Não se trata de arrependimentos ou de remexer no passado. O que passou, passou, e não há como mudar os fatos. Claro que a vida dá voltas e que fazemos opções das quais nos arrependemos, posteriormente. Definitivamente, há coisas que não aprendemos na escola. Dessas, muitas descobrimos ao longo dos anos.

Em tempos em que o processo de ensino aprendizagem é convertido em linha de produção em massa, a educação com o coração se faz fundamental. A crise da família se reflete na escola e também na sociedade. “Acredito que não queremos apenas mais crianças dominando as novas tecnologias, fluentes no inglês ou treinadas para o vestibular se a educação não cumprir seu papel como predizia o velho poeta: ‘aprendemos palavras para melhorar o olhos’. Portanto, devemos ensinar primeiro ao coração e depois ao cérebro”, diz o psicólogo Armando Ribeiro, educador e palestrante.

A revista Bem-Estar ouviu de 12 especialistas o que gostariam de ter aprendido lá atrás, no banco escolar, mas que só foram encontrar com o passar dos anos.




Leia também nos links:

Nenhum comentário:

Postar um comentário