sexta-feira, julho 18, 2014

Depressão na infância e adolescência no programa Papo de Mãe da TV Brasil



Neste domingo (20/07) o Programa Papo de Mãe apresentado por Mariana Kotscho e Roberta Manreza Sandrini abordará o importante tema sobre a depressão em crianças e adolescentes. Segundo alerta da OMS a depressão é a doença mais frequente na adolescência atualmente... Entre os especialistas a psiquiatra dra. Ivete Gattás e o psicólogo Armando Ribeiro. No final do programa demonstrarei um simples exercício baseado na Psicologia Positiva para todos os participantes. Não percam!!



Especialistas: Dra. Ivete Gattás e o psicólogo Armando Ribeiro. 



Neste programa, Mariana Kostcho e Roberta Manreza recebem convidados para um papo sobre Depressão

Domingo (20), 15h30, na Tv Brasil. Reprise no sábado, 11 horas. 

Um filho diagnosticado com Depressão. O que antes era considerado um transtorno que atingia apenas adultos, infelizmente hoje é cada vez mais comum em crianças e adolescentes.

A Depressão afeta 350 milhões de pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde e é mais prevalente entre mulheres. Mas entre os pequenos, o índice de depressão também é preocupante. Nos últimos 10 anos, de acordo com a OMS, o número de diagnósticos em crianças entre 6 e 12 anos passou de 4,5 para 8%.

Neste programa, vamos conversar com as mães Fabiana, Adriana, Neila e Thelma.

No caso da Fabiana, quem tem depressão é seu filho de 19 anos, que também sobre de epilepsia. Ela revela que o garoto chegou a ficar quase um mês sem sair do quarto e se nega a fazer qualquer acompanhamento psicológico. 

A filha de Adriana teve um quadro sério de síndrome de pânico seguido de depressão, quando tinha apenas 6 anos. A família tinha acabado de mudar de cidade e a menina sentiu muito a mudança. 

Neila teve depressão. Ela diz que o processo teve início em 2006, desencadeado por uma crise de pânico.  Ela parou de comer, só conseguia ingerir líquidos, fumava sem controle e se isolou de tudo e de todos. Em meio a este caos, ainda teve que lidar com a separação. O filho sentiu tudo isso e desenvolveu uma agressividade preocupante e um início de depressão.

E Thelma conta que já teve três momentos complicados de depressão, sendo que o último ainda não passou e ela continua afastada do trabalho, tomando medicamentos e fazendo acompanhamento psicológico. O filho mais novo de 6 anos sofre junto e já presenciou momentos complicados da mãe.

Especialistas: Dra. Ivete Gattás, psiquiatra da Infância e Adolescência do Departamento de Psiquiatria da Unifesp; Armando Ribeiro, psicólogo.

Na reportagem de Letícia Bragaglia vamos conhecer a terapeuta Alda Martinelli, autora do livro  "Yoga Massagem Ayurvética - A Transformação pelo Toque", que desenvolve um tratamento alternativo que pode ajudar na Depressão. Tem ainda um papo pelas ruas de São Paulo com Fernanda De Luca.    

Papo de Mãe é um programa imperdível e fundamental para quem vive as dores e as delícias da vida em família. Informal com informação. Emocionante. Interativo. E com muita prestação de serviço.

Apresentação: Mariana Kotscho e Roberta Manreza. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário