terça-feira, março 18, 2014

"Em Família": obsessão por ter filho requer apoio médico e familiar. UOL Gravidez e Filhos

Juliana (Vanessa Gerbelli) está obcecada pela ideia de ter um filho na novela "Em Família"

"Em Família": obsessão por ter filho requer apoio médico e familiar
Por UOL Gravidez e Filhos

Desde o início da novela "Em Família" (Globo), Juliana, interpretada por Vanessa Gerbelli, demonstra um forte desejo de ser mãe. Na trama de Manoel Carlos, Chica (Natália do Vale), uma das irmãs da personagem, chegou a dizer que a mulher só se casou com Nando (Leonardo Medeiros) por causa desse objetivo, que, depois de três abortos, segue sem ser concretizado.
No atual momento da história, ela quer adotar Bia (Bruna Faria), filha da sua ex-empregada doméstica, Gorete (Carol Macedo), morta em um atropelamento. Para tanto, expulsou o marido de casa, virou as costas para os parentes e chegou a roubar uma joia da casa de leilões da família para dar dinheiro ao pai da menina...
"Em um plano como esse, o de gerar uma vida em conjunto com alguém, tem de haver consenso. A grande dificuldade dos casais é conversar e falar abertamente o que pensam. Se todos expusessem suas expectativas, sem culpa e acusações, com certeza, conseguiriam encontrar a medida de até quando insistir ou não", afirma Armando Ribeiro, psicólogo e coordenador do Programa de Avaliação do Estresse do hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Como identificar e tratar


Para o psicólogo, os sintomas de que o sonho de ser mãe se transformou em uma obsessão vão dos mais conhecidos, como choro e ansiedade, aos ligados ao estresse, como reações alérgicas.

"Se a mulher só fala nisso o tempo todo, com muita emoção e angústia, tem queixas físicas, como falta de sono e apetite, e começa a ter o rendimento prejudicado no trabalho ou nos estudos, quer dizer que a sua mente está aprisionada por essa fixação", diz.

Nesse ponto, é necessário um acompanhamento psicológico, em paralelo ao tratamento para engravidar ou ao processo de adoção. A participação do parceiro ou de familiares também é essencial.

"O parceiro pode não ser a causa do problema, mas pode complicar a situação por não saber lidar com a mulher e deixá-la mais pressionada, assim como a mãe ou outra pessoa próxima, que pode, mesmo sem querer, cobrá-la por um resultado", fala Armando Ribeiro.

Para que o desejo de engravidar se concretize, é importante baixar o nível de estresse. "Já vi inúmeros casos de mulheres que desistiram momentaneamente ou decidiram adotar e conseguiram engravidar. Gerar uma vida também é uma questão de equilibrar os hormônios e o corpo", declara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário