sábado, fevereiro 15, 2014

Neurociências na exposição Túnel da Ciência Max Planck


Exposição Túnel da Ciência do Instituto Max Planck



Para celebrar a Temporada da Alemanha+Brasil 2014, a Sociedade alemã Max Planck realizará a exposição científica multimídia “Túnel da Ciência Max Planck”, que abordará os grandes temas da pesquisa básica mostrando as possibilidades científicas e tecnológicas para as inovações. A mostra acontecerá entre os dias 30 de janeiro e 21 de fevereiro, no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca, em São Paulo.

Além da SBPC, a exposição tem como apoiadores a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o Instituto Nacional de Neurociência Translacional (INNT), o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), entre outros.


Tecnologias e curiosidades da exposição, segundo o Prof. Armando Ribeiro

Sistema de computador reconhece estados emocionais universais através das expressões faciais! Sonho de consumo dos psicólogos de plantão e também de muitas mulheres... Ele avalia o tipo e a intensidade da emoção através das microexpressões faciais (baseado nos estudos do psicólogo Paul Ekman).


Testando a máquina... Controlar conscientemente as microexpressões faciais é muito difícil! A maquininha já logo desconfia que o sujeito está tirando onda... Programa identifica 4 estados emocionais universais, a saber: alegria, tristeza, raiva e surpresa. Quero uma destas!!!


Scanner corporal... baseado na tecnologia Kinect... diretamente das telinhas para a exposição! É o caminho para o desenvolvimento de futuros equipamentos de diagnóstico médico! (não invasivos)


Selfie com câmera termográfica capaz de registrar o calor emitido pela superfície corporal! 

Mais informações: Túnel da Ciência Max Planck

Nenhum comentário:

Postar um comentário