sábado, fevereiro 22, 2014

Estresse: saiba por que esse problema se tornou uma epidemia global



Prof. Armando Ribeiro foi o especialista convidado para a matéria sobre estresse no programa Hoje em Dia da Record. Com o objetivo de conscientizar a população sobre os efeitos negativos do estresse no corpo e nas emoções, o Prof. Armando Ribeiro utilizou um sofisticado equipamento de biofeedback capaz de demonstrar a fisiologia do estresse no organismo dos apresentadores do programa. Celso Zucatelli, Chris Flores e Edu Guedes experimentaram a avaliação da coerência cardíaca e rapidamente perceberam como pequenas mudanças (ex. música relaxante, contato com o animal de estimação "Paçoca" e distração mental) podem influenciar positivamente no estresse monitorado pelo equipamento.

O programa também contou a participação especial do modelo e ator Paulo Zulu e a atriz Mônica Carvalho que descreveram suas receitas para a redução do estresse crônico.


Demonstração do estresse


Prof. Armando Ribeiro demonstra ao vivo o biofeedback de coerência cardíaca (indicativo de níveis de estresse) no apresentador Celso Zucatelli do programa Hoje em Dia. A estratégia de Zucatelli para driblar o estresse foi fazer carinho no Paçoca, seu cachorro de estimação. 

Alguns pesquisadores já demonstraram que a presença de animais de estimação no lar ou mesmo no ambiente de trabalho ou até em clínicas e hospitais, pode reduzir sensivelmente os níveis de estresse.



O Prof. Armando Ribeiro também monitorou os níveis de coerência cardíaca, através de um sofisticado equipamento de biofeedback, da apresentadora Chris Flores do programa Hoje em Dia. A principal estratégia utilizada pela Chris foi ouvir música relaxante por alguns instantes.

Muitas pesquisas também apontam para o valor da música como recurso terapêutico eficaz para a redução dos níveis de estresse crônico.



O Prof. Armando Ribeiro também avaliou a coerência cardíaca (indicador de estresse) do apresentador Edu Guedes do programa Hoje em Dia. A estratégia de Edu Guedes para reduzir o estresse foi a visualização de cenas ligadas a gastronomia, principalmente ao cozinhar.

A adoção de hobbies e interesses por atividades que exigem foco e concentração são também estratégias eficazes para a redução do estresse crônico.



Aprender o reduzir os níveis de estresse é fundamental para a promoção da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida. O Prof. Armando Ribeiro entrevistado no programa Hoje em Dia citou algumas estratégias para driblar o estresse tóxico, entre elas: biofeedback, práticas meditativas (mindfulness), música, animais de estimação, hobbies e atitude de presença (flow). Estratégias inspiradas no Programa de Avaliação do Estresse da Beneficência Portuguesa de São Paulo e nos programas internacionais de Psicologia Positiva.


Considerado uma epidemia global pela Organização Mundial da Saúde, o estresse é um problema que atinge pessoas no mundo todo. Conheça os sintomas e saiba como prevenir os tratamentos desse mal. 

Tags: Chris Flores, Hoje em Dia, Celso Zucatelli, Eduardo Guedes, Armando Ribeiro, Paulo Zulu, Mônica Carvalho, causas estresse, consequências estresse, epidemia, epidemia do século XXI, estresse, problemas estresse

Nenhum comentário:

Postar um comentário