terça-feira, fevereiro 04, 2014

Antroposofia e Psicologia: Fenomenologia das interações sociais

Antroposofia e Psicologia: 
Fenomenologia das interações sociais 

UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo
NUMEPI - Núcleo de Medicina e Práticas Integrativas
NUMA - Núcleo de Medicina Antroposófica


Uma abordagem integrada do ser humano que contemple além do corpo físico, as dimensões psicológica/mental e espiritual, a capacidade de autocura e a habilidade para um contínuo desenvolvimento pode contribuir para ampliar o conhecimento do homem em sua totalidade. Programa: • A constituição do ser humano segundo a Antroposofia; • Visão fenomenológica da cura de ferimento e dos transtornos mentais; • O defrontar-se com eventos significativos na trajetória biográfica; • Mecanismos que promovem e formatam hábitos e comportamentos; • Temperamento e vulnerabilidades disposicionais; e • Patologias físicas e mentais (fatores genéticos e epigenéticos).

OBJETIVO: Apresentar os fundamentos da Antroposofia mediante uma visão fenomenológica das interações sociais integrada aos conhecimentos da moderna biociência. 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: A constituição do ser humano segundo a Antroposofia. Visão fenomenológica das interações sociais: o sistema imune comportamental. Imagens arquetípicas das interações sociais nos contos de fadas. Mecanismos que promovem e formatam hábitos e comportamentos. Visão perspectiva, deliberações e inibição intencional de impulsos comportamentais. 

COORDENAÇÃO: Profa. Dra. Mary U. Nakamura. 
DOCENTES: Moacyr Mendes de Morais, Jorge Kioshi Hosomi.


Algumas fotos do primeiro encontro:





2 comentários: