sexta-feira, janeiro 31, 2014

Você tem fome de quê? Revista Psique.


Você tem fome de quê?
Apesar das questões genéticas serem uma das causas da obesidade infantil, alguns estudiosos do campo da Psicossomática refletem sobre o papel do estresse pré-natal no aumento do risco de obesidade na infância

Por Armando Ribeiro das Neves Neto

Ainda segundo as conclusões do FOAD, é durante a gestação que o organismo do feto está reunindo informações sobre o meio externo, moldando seu funcionamento para o resto da vida. Uma gestação baseada na subnutrição poderá consolidar um metabolismo frágil, com um aumento da produção de glicocorticoides - hormônios do estresse, "ensinando" ao feto que o mundo externo é estressante, pois são sensíveis aos sinais psicofisiológicos do estresse materno.


Atualmente, o campo de estudo da epigenética busca pesquisar as interações causais entre genes e seus produtos que são responsáveis pela produção do fenótipo, sustentando o efeito de marcas herdadas na estrutura da cromatina passíveis de mudanças frente a estímulos intrínsecos e extrínsecos (ex. metilação do DNA, modificações pós-traducionais em histonas e etc. importantes reguladores da expressão gênica e da estabilidade genômica). Ao compreender os mecanismos que ligam os processos fisiológicos e do impacto de marcas epigenéticas aberrantes no desenvolvimento e progressão de doenças, os cientistas poderão contribuir para o desenvolvimento de novas terapêuticas, de prognóstico, diagnóstico e predição de resposta a tratamentos.

Leia o artigo completo na Revista Psique

Nenhum comentário:

Postar um comentário