sábado, novembro 30, 2013

Como se preparar para o Vestibular? Programa Papo de Mãe da TV Brasil.

As dúvidas e o estresse de pais e filhos nessa fase
O psicólogo Armando Ribeiro é especialista em Gestão do EstresseO psicólogo Armando Ribeiro é especialista em Gestão do EstresseFlávio Augusto Antonietto é diretor Pedagógico de cursinho pré-vestibularFlávio Augusto Antonietto é diretor Pedagógico de cursinho pré-vestibular
Escolher a profissão, entrar na faculdade... Esta é uma fase da vida que envolve muitas dúvidas e estresse para pais e filhos, principalmente na época do vestibular.

E qual a melhor maneira de se preparar para as provas que abrem as portas para a Universidade? SISU, ENEM, PROUNI... Você sabe o que significa tudo isto?

Neste programa, Mariana Kotscho Roberta Manreza recebem convidados e especialistas para um papo sobre Vestibular: a professora de Educação Infantil e Faxineira, mãe das gêmeas Renata e Rafaela (16), Rejane Maria da Costa Nunes de Paulo; a dentista Juliana Negrão, madrasta de Amanda (14); e a psicóloga Silvia Robattom Loverbeck, mãe de Amanda (17) . Os especialistas são o psicólogo especialista em Gestão do Stress, Armando Ribeiro; e o diretor Pedagógico do Colégio e Cursinhos CPV,  Flávio Augusto Antonietto.

Papo de Mãe é um programa imperdível para quem vive as dores e as delícias da vida em família. Informal com informação. Emocionante. Interativo. E com muita prestação de serviço.
Apresentação: Mariana Kotscho e Roberta Manreza.


Apresentação, criação e roteiro: Mariana Kotscho Roberta Manreza
Pauta: Fernanda De LucaLetícia Bragaglia e Juliana Belluomini
Reportagens: Letícia Bragaglia Gabriela Costa
Edição: Maikel Paroneto e Débora França
Maquiagem: Elton Thadeu e Elen Cristina
Internet: Clarissa Meyer e Letícia Bragaglia
Produção: Papo de Mãe Produções


Estresse. Por que ele está comigo o tempo todo? Jornal Entre Nós.




O Programa de Avaliação do Estresse da Beneficência Portuguesa de São Paulo (BPSP) e coordenado pelo psicólogo Prof. Armando Ribeiro foi destaque no Jornal Entre Nós (edição 02, ano 1, nov/dez 2013). O Jornal Entre Nós é uma publicação da Beneficência Portuguesa de São Paulo / Hospital São José e Hospital Santo Antônio.

O Prof. Armando Ribeiro criou um programa pioneiro em diagnóstico e redução do estresse crônico dentro do maior e mais avançado complexo hospitalar privado da América Latina.

Inspirado nos modelos dos centros de excelência em redução do estresse dos EUA e Europa, o Programa de Avaliação do Estresse da Beneficência Portuguesa de São Paulo conta com profissionais especializados em diagnóstico e gestão do estresse, utilizando os mais avançados métodos diagnósticos e as estratégias terapêuticas antiestresse baseadas em evidências científicas. 

Quer saber mais sobre o Programa de Avaliação do Estresse da BPSP

Rir faz bem ao seu coração. Blog Seu Coração


quinta-feira, novembro 28, 2013

Estresse no trânsito é tema do programa JC Debate da TV Cultura

Fundação Padre Anchieta - TV Cultura


O Prof. Armando Ribeiro será um dos convidados do programa JC Debate da TV Cultura nesta sexta-feira (29/11) as 13h30 (ao vivo). O JC Debate é apresentado pela jornalista Andresa Boni.


Sobre o Programa JC Debate

O JC Debate, que começa às 13h30, de segunda a sexta conta com convidados para discutir assuntos que estão na pauta do dia. Os prós e os contras, além do ponto de vista do cidadão, com a mediação feita pela jornalista Andresa Boni.


Andresa Boni é Jornalista, com 15 anos de experiência em telejornais, programas de televisão e reportagens especiais. Já trabalhou para os canais Bandeirantes, Band News e Rede 21, sempre nas editorias de ação social, cidades, economia, meio ambiente, arte e cultura. Está na Tv Cultura desde 2007, onde atuou nas principais atrações da emissora, como Jornal da Cultura, Metrópolis, Vitrine, Repórter Eco, Matéria de Capa, Planeta Cidade e o Festival de Inverno de Campos do Jordão.
Também foi repórter de Documentários como "O Muro de Berlim - 20 anos da queda" , "As rimas plásticas do cubismo" e Cidades- o mundo que construímos.

Fundação Padre Anchieta - TV Cultura

Estresse pré-vestibular. Vestibular. Programa Papo de Mãe. TV Brasil

Papo de Mãe debate a fase do Vestibular


Escolher a profissão, entrar na faculdade... Esta é uma fase da vida que envolve muitas dúvidas e estresse para pais e filhos, principalmente na época do vestibular.

E qual a melhor maneira de se preparar para as provas que abrem as portas para a Universidade? SISU, ENEM, PROUNI... Você sabe o que significa tudo isto?

Neste domingo, 01/12/13, Mariana Kotscho e Roberta Manreza recebem convidados e especialistas para um papo sobre VESTIBULAR.

Convidados: Rejane Maria da Costa Nunes de Paulo, Professora de Educação Infantil e Faxineira, mãe das gêmeas Renata e Rafaela (16);  Juliana Negrão,  Dentista, madrasta de Amanda (14); Silvia Robattom Loverbeck,  Psicóloga, mãe de Amanda (17). Especialistas:  Armando Ribeiro, Psicólogo especialista em Gestão do Stress;  Flávio Augusto Antonietto,  Diretor Pedagógico do Colégio e Cursinhos CPV.  

O Programa conta também com reportagens especiais de Letícia Bragaglia e um papo com o povo pelas ruas de são Paulo. 

No domingo, após o programa, converse conosco no GRUPO PAPO DE MÃE do Facebook. Assine nosso FEED para receber nossas atualizações, curta nosso FACEBOOK, e siga nosso TWITTER. 

Papo de Mãe é um programa imperdível e fundamental para quem vive as dores e as delícias da vida em família. Informal com informação. Emocionante. Interativo. E com muita prestação de serviço. 

Apresentação: Mariana Kotscho e Roberta Manreza. 

segunda-feira, novembro 18, 2013

Treino de alta performance das quadras às salas de reunião.


"Existe também um campeonato dentro de cada um dos jogadores, que é o quanto eu consigo equilibrar o meu nível de ansiedade e ficar no meu nível ideal."

Prof. Armando Ribeiro (Globo Esporte)
www.armandoribeiro.com


Veja a entrevista completa do Prof. Armando Ribeiro ao programa Globo Esporte... sobre a importância do equilíbrio nos jogos decisivos.

quinta-feira, novembro 14, 2013

Aprender a aprender nas organizações!


"O desafio atual é tornar o cérebro do executivo o protagonista de seu próprio desenvolvimento. Professores exercerão cada vez mais o papel de “coach” e as aulas serão baseadas em resolução eficaz de problemas. Administrar cérebros se tornará a busca pelo equilíbrio entre a razão e a emoção.”
Prof. Armando Ribeiro (Harvard Business Review - Brasil)

www.armandoribeiro.com

terça-feira, novembro 12, 2013

Palestra “Biofeedback – Treinando cérebros e empoderando pessoas” - Grupo ConstRHuir

Palestra "Biofeedback - Treinando cérebros e empoderando pessoas"

Reunião Grupo ConstRHuir

Palestrante: Armando Ribeiro
Data: 13.11.2013
Horário: 14:00hs
Local: Auditório do SINCOMAVI

Conteúdo



  • Avanços das neurociências aplicadas ao comportamento humano na organizações, o comportamento dos consumidores e como seus conceitos podem ser aplicados à administração.
  • Treino de alta performance das quadras às salas de reunião.
  • Neuroaprendizagem e gestão do estresse ocupacional.

  • Armando Ribeiro – Palestrante e consultor em Gestão do Estresse Ocupacional e da QVT. Coordenador do Programa de Avaliação do Estresse da Beneficência Portuguesa de São Paulo. MBA em Saúde Ocupacional. Especialista em Neuropsicologia e Reabilitação Cognitiva. Ex-professor de Psicologia Aplicada à Administração do Insper – Instituto de Ensino e Pesquisa. Especialista do programa Saúde Emocional dos canais Bem Simples FoxLife.

    Ingresso

    Um brinquedo novo
    Confirme sua presença pelo telefone 3488-8200 ou andrea@sincomavi.org.br

    Realização

    logoconstrhuir


    Fotos da Palestra


    Abertura da reunião do Grupo ConstRHuir no auditório do Sincomavi (SP) pelas coordenadoras do grupo Andréa Richter e Nidelci de Oliveira (Nina).


    Sobre o Grupo ConstRHuir


    Fundado em 1995 com o objetivo de: 
    1) Promover a troca de informações, 
    2) Gerar maior integração e proximidade entre a área de recursos humanos das empresas de varejo; 
    3) O grupo informal fortaleceu-se e expandiu seus limites... 
    4) Hoje abre espaço e conta com RH’s de empresas de diversos segmentos, que queiram conosco construir e contribuir com sua participação.





    O Prof. Armando Ribeiro foi convidado para ministrar a palestra "Biofeedback - Treinando cérebros e empoderando pessoas" para o grupo de participantes do ConstRHuir no auditório do Sincomavi (SP). No auditório contamos com a participação de gerentes de RH, analistas de RH, consultores, coaches e demais profissionais atuantes em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Pessoal.


    “Temos que ensinar aos líderes e gestores do futuro que o melhor conhecimento sobre o funcionamento do próprio cérebro pode trazer um diferencial ilimitado para a sua carreira profissional. Esse conhecimento pode criar ambientes corporativos mais saudáveis.” 

    Prof. Armando Ribeiro
    Mistérios da Mente.


    O Prof. Armando Ribeiro descreveu o avanço das neurociências para o desenvolvimento de novas competências comportamentais no trabalho. Desenvolver o equilíbrio entre o quociente de inteligência - QI (razão) e a inteligência emocional - IE (emoção) são alguns dos aspectos fundamentais para o sucesso na carreira e o crescimento das organizações

    .
    Foram demonstrados equipamentos de biofeedback para a autorregulação das emoções e gestão do estresse ocupacional.


    Os participantes da palestra experimentaram o treino por biofeedback para conscientização da respiração e técnicas de gestão do estresse ocupacional.




    Ver a psicofisiologia do estresse e o resultado das técnicas de autocontrole geraram muito interesse e observações importantes por parte dos participantes com experiência em gestão de pessoas. Muitos enxergaram o desafio como um novo paradigma no treinamento de líderes e gestores baseados em evidências científicas.


    Além das evidências científicas sobre a necessidade de treinamento contínuo e desenvolvimento de competências comportamentais nas organizações vencedoras, o Prof. Armando Ribeiro demonstrou a importância da autorregulação emocional, através de sofisticados equipamentos de biofeedback, para os participantes da palestra.

    "O desafio atual é tornar o cérebro do executivo o protagonista de seu próprio desenvolvimento. Professores exercerão cada vez mais o papel de “coach” e as aulas serão baseadas em resolução eficaz de problemas. Administrar cérebros se tornará a busca pelo equilíbrio entre a razão e a emoção.”

    Prof. Armando Ribeiro
    Neuromanagement

    Como não deixar a tensão contaminar o seu fim de semana. Sem stress. Abilio Diniz


    Sem stress
    Como não deixar a tensão contaminar o seu fim de semana

    Por Nancy Campos

    Duas das maiores fontes de stress do dia a dia são o acúmulo de atividades e a sobrecarga de trabalho. “Cada vez mais pessoas vivem no limite das suas aptidões físicas e cognitivas, pois nossos hormônios não diferenciam um estressor real e ameaçador das múltiplas pequenas tensões do cotidiano”, observa o psicólogo Armando Ribeiro das Neves Neto, coordenador do Programa de Avaliação do Estresse do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo.
    Portanto, o fim de semana é um período importante para descansar e recuperar as energias. O recomendável é se entregar a atividades que permitam relaxar e descontrair, como ouvir música, cozinhar, assistir a um seriado na TV ou distrair-se com games. Porém, para aproveitar cada minuto de forma saudável, o especialista esclarece que não basta colocar o pé no freio só no sábado e no domingo.
    “É importante investir num estilo de vida mais equilibrado, com atividade física regular, alimentação balanceada e sono revitalizante”, diz. As atividades relaxantes também devem fazer parte da rotina da semana. Segundo o especialista, quem não consegue relaxar nos períodos de descanso, ou seja, vive em estados crônicos de tensão e ansiedade, precisa do apoio especializado de médicos e psicólogos e pode contar com tratamentos específicos como acupuntura ou massoterapia.
    “Aprender a relaxar é um ótimo investimento para cuidar melhor da saúde. Já existem centros especializados no tratamento e treinamento antiestresse, baseados na respiração profunda, práticas de meditação, sistemas de biofeedback e neurofeedback e terapias cognitivas e comportamentais”, afirma o psicólogo, que é certificado em gestão do stress pela Harvard Medical School, dos Estados Unidos.
    O biofeedback é um método que permite ao indivíduo regular voluntariamente as suas reações fisiológicas e emocionais. O neurofeedback é um tipo de biofeedback, mas que usa eletroencefalogramas ou ressonância magnética para monitorar a atividade cerebral e o sistema nervoso central. Outro recurso sugerido pelo psicólogo é a prática meditativa chamada mindfulness, focada no desenvolvimento da atenção plena da respiração e de outras modalidades sensoriais.
    O apoio da família também contribui de forma relevante. “As relações humanas autênticas e sinceras estimulam a produção de ocitocina, o hormônio do afeto, responsável pela redução da produção do cortisol, o hormônio do stress. É uma substância importante para gerar vínculo afetivo entre as pessoas, aumentando a sensação de prazer e de bem-estar físico e emocional”, observa.
    O psicólogo ressalta que aprender a gerenciar o stress pode aumentar as chances de viver intensamente sem adoecer. Portanto, todos estes recursos aumentam a nossa capacidade de superar os desafios diários e crescer com eles, tornando-nos fortes sem ficarmos rígidos.


    domingo, novembro 10, 2013

    Estresse pré-vestibular e práticas meditativas são temas do II CONCRIAD

    2º Congresso Brasileiro e Latino-Americano de Terapia Cognitiva da infância e adolescência (CONCRIAD 2013)
    7 a 9 de novembro de 2013
    Centro de Convenções do Hotel Pestana
    Curitiba - Paraná



    O Prof. Armando Ribeiro foi um dos especialistas convidados para ministrar workshop no II CONCRIAD. O tema do seu workshop foi "Enfrentando o estresse pré-vestibular com auxílio do biofeedback. Papel do adolescente, da família e das escolas / cursinhos".




    O Prof. Armando Ribeiro preparou um workshop interativo baseado nas principais evidências científicas sobre a redução do estresse pré-vestibular, além de informações atualizadas sobre o processo vestibular (ex. FUVEST, ENEM e etc.). Os participantes são profissionais da psicologia e medicina de vários estados brasileiros, incluindo: PR, SP, SC, MG, AL, entre outros. 




    Os profissionais discutiram ativamente sobre a importância de desenvolver programas de redução do estresse pré-vestibular em colégios e cursinhos preparatórios, uma vez que diversas pesquisas nacionais apontam para uma prevalência de 56,3% de sintomas ansiosos nesta população, com predominância de sintomas de estresse na fase de resistência e tipo de estresse predominantemente com sintomas psicológicos

    Os cinco sintomas mais frequentes identificados em vestibulandos foram: nervosismo, medo de que aconteça o pior, incapacidade de relaxar, sensação de calor e indigestão.

    Os principais pensamentos ansiogênicos nos estudantes de cursinho pré-vestibular são: "medo da reprovação", o "elevado número de candidatos por vaga" e os "fatores específicos da escolha profissional".

    Diversas pesquisas vem apontando que as mulheres, em média, tem maior prevalência de sintomas do estresse. Portanto, criar programas de redução do estresse pré-vestibular além de necessário, precisam abordar de forma personalizada os grupos de risco.




    O Prof. Armando Ribeiro também ministrou a conferência "É possível ensinar meditação para as crianças?" no II CONCRIAD (2013).


    Cresce o número de estudos científicos que apontam a eficácia e segurança das práticas meditativas no campo da saúde, principalmente relacionadas: melhorar as funções de atenção e concentração, aumentar a sensação de calma, diminuição do estresse e da ansiedade, diminuição das reações impulsivas, aumento da auto-consciência, melhora da habilidade em responder a emoções difíceis e maior empatia e compreensão com relação aos outros, aumento das habilidades para a resolução de conflitos, entre outros.



    A questão principal ao refletir sobre a possibilidade de ensinar práticas meditativas as crianças e adolescentes baseia-se na mudança de perspectiva de ensinar “Atenção plena com crianças”, e não “atenção plena para crianças”, porque a melhor maneira de apresentar essa prática as crianças e aos jovens é manter a "Atenção Plena com eles".



    Profissionais e estudantes de vários estados brasileiros (ex. PR, SP, SC, RS, RN, AL, MG e etc.) e também de outros países latino-americanos (ex. Argentina, Paraguai e etc.) participaram atentamente da conferência. Em uma enquete livre, realizada pelo Prof. Armando Ribeiro durante a sua conferência, resultou em uma maioria absoluta dos profissionais concordando sobre a possibilidade de se ensinar práticas meditativas as crianças e adolescentes.



    Na platéia ex-alunos, alunos e colegas de profissão vieram prestigiar o trabalho do Prof. Armando Ribeiro no II CONCRIAD (2013).





    O Prof. Armando Ribeiro discorreu sobre a definição operacional mais utilizada mundialmente sobre as práticas meditativas, além de apresentar importantes experiências internacionais na aplicação das práticas de "Atenção Plena" (mindfulness) em escolas, instituições de ensino, clínicas e hospitais.


    Para finalizar, o Prof. Armando Ribeiro fez uma citação atribuida ao Dalai Lama, que consiste em: "Se ensinarmos todas as crianças de 8 anos no mundo a meditar, iremos eliminar a violência do mundo dentro de uma geração."

    quarta-feira, novembro 06, 2013

    É possível ensinar meditação para as crianças? II CONCRIAD


    É possível ensinar meditação para as crianças?

    Será um dos temas apresentados pelo Prof Armando Ribeiro no II Congresso Brasileiro e Latino-Americano de Terapia Cognitiva da Infância e Adolescência (CONCRIAD), em Curitiba - PR.

    Aguardem!

    segunda-feira, novembro 04, 2013

    Gravações para o programa Manhã Viva - TV Canção Nova

    Gravações para o programa Manhã Viva da TV Canção Nova.

    O Prof. Armando Ribeiro, palestrante e especialista em gestão do estresse e da qualidade de vida no trabalho foi convidado pela produção do programa Manhã Viva da TV Canção Nova de Cachoeira Paulista - SP, para gravar uma série de pequenas dicas sobre qualidade de vida e bem-estar para o programa.


    Sobre o programa

    Manhã Viva é uma revista eletrônica apresentada por Dircilene Duarte e Rodrigo Luiz dos Santos. O programa no ar há mais de 15 anos aborda temas relacionados à família como saúde, culinária, artesanato, beleza, nutrição, meio ambiente e atualidades.
    Como toda programação da emissora, a evangelização está presente por meio de orações, reflexões, participações musicais, entrevistas, testemunhos. O programa oferece aos convidados (artesãos, culinaristas, etc) uma excelente oportunidade para divulgação dos trabalhos que realizam. Acompanhe, toda segunda, terça, quarta e sexta-feira, às 09h45 na TV Canção Nova.