quarta-feira, outubro 23, 2013

Vitamina D X depressão



Vitamina D x Depressão


Alto-astral combina com primavera e verão. Deixar o sol entrar e iluminar o ambiente, sentir aquele calorzinho na pele dá aquela reconfortante sensação de bem-estar. Fora isso, a importantíssima vitamina D é obtida pelo nosso organismo por meio dos raios do tipo ultravioleta B e, sua ausência, pode se relacionar a alguns casos de depressão. De acordo com o professor Armando Ribeiro, psicólogo e coordenador do Programa de Avaliação de Estresse do Hospital Beneficência Portuguesa (SP), um estudo publicado pela revista British Journal of Psychiatry, com aproximadamente 31 mil participantes, concluiu que existe uma associação entre deficiência de vitamina D e depressão.

Não é à toa. Mais do que ajudar a fixar o cálcio nos ossos, essa vitamina parece ter um papel muito maior no organismo. “Sua deficiência vem sendo estudada como um fator importante em alguns tipos de câncer, irregularidades cardiovasculares, baixa imunidade, transtornos autoimunes, diabetes, obesidade, depressão, osteoartrite, entre outros”, diz Armando.

Nem sempre é fácil manter seus níveis adequados. Segundo o estudo publicado na revista British Journal of Nutrition, cerca de 1/3 da população mundial pode ter deficiência de vitamina D. “As causas variam, desde a baixa exposição ao sol (antes das 10h e depois das 16h), uso de filtro solar e irregularidades no fígado, rins e das paratireoides, que são necessários para sintetizar a vitamina em nosso organismo”, explica o professor.

Sem exageros

Suplementar sem indicação médica pode ser uma canoa furada! “Apesar de ela estar associada à depressão, é preciso lembrar que essa se trata de uma condição multifatorial, com a influência de aspectos genéticos e neurobiológicos, psicossociais e culturais relevantes para o seu aparecimento e cuidado. O ideal é que o médico possa solicitar uma avaliação dos níveis séricos da vitamina D para constatar a deficiência e assim tratar especificamente desse fator. Seu uso indiscriminado por meio de suplementos, sem avaliação médica ou nutricional, pode acarretar em desequilíbrio na relação vitamina D / cálcio e até problemas renais”, alerta o especialista.

Fonte: Seção Comportamento Osteoclube


Nenhum comentário:

Postar um comentário