terça-feira, setembro 24, 2013

Neurociências aplicadas à Administração

 
Neurociências aplicadas à Administração

Prof. Armando Ribeiro ministrando à disciplina de Psicologia Aplicada à Administração do curso de Administração do Instituto de Ensino e Pesquisa -Insper, em 2012, foi um dos precursores da aplicação das neurociências ao estudo da Administração de Empresas e "Business School" do país. (Foto: Arquivo Pessoal). Como o comportamento organizacional é multifatorial, as neurociências são um dos caminhos importantes para a compreensão do homem no trabalho. Ao discorrer sobre as emoções no trabalho e a importância do estudo da Múltiplas Inteligências, inclusive da Inteligência Emocional, os alunos aprendem conceitos básicos de "neuroaprendizagem" e gestão do capital intelectual. 

“Não seremos limitados pela informação que temos. Seremos limitados por nossa habilidade de processar esta informação.” (Peter Drucker)





O Prof. Armando Ribeiro enfatiza a importância dos estudantes de Administração em conhecerem o funcionamento do cérebro, através das evidências atuais produzidas pelas neurociências do comportamento e da cognição. Os principais tópicos incluídos nos estudos do Comportamento Organizacional e da Psicologia Aplicada à Administração podem ser embasados nos achados das neurociências, tais como: motivação, emoção, inteligência emocional, personalidade, tomada de decisões, resolução de problemas, comunicação interpessoal, comportamento em grupo, equipes de trabalho, liderança, conflito e negociação, gestão do estresse ocupacional e qualidade de vida no trabalho, entre outros.

Através da utilização de modernos equipamentos de registro das ondas cerebrais, o Prof Armando Ribeiro foi um dos pioneiros no país em demonstrar aos alunos da faculdade de Administração de Empresas e "Business School" sobre os estados mentais (ondas cerebrais) em decorrência de atividades comuns ao exercício da profissão, tais como: tomada de decisões, resolução de problemas, negociação e estresse ocupacional, através da demonstração didática do funcionamento cerebral destas diversas atividades, em sala de aula.

No gráfico acima (attention session details), os alunos aprenderam sobre o "custo" cerebral diante da manutenção de atividades que envolvem atenção concentrada. A medida que o exercício se prolonga, o nível de atenção é sensivelmente diminuído. 

Em outra atividade (meditation session details), demonstramos aos estudantes de Administração de Empresas e "Business School" a importância das práticas de "atenção plena", também conhecidas como "mindfulness" para gestão do estresse ocupacional e da promoção da qualidade de vida no trabalho.

Também demonstramos o efeito das emoções negativas (ex. conflitos interpessoais) na fisiologia dos estudantes. Através do monitoramento da variabilidade da frequência cardíaca (heart rate variability), nossos alunos aprendiam sobre a relação entre a inteligência emocional e o foco ou a dispersão da atenção.

"Empresa moderna educa, qualifica, especializa, oferece cursos, treina os que recruta. Se as máquinas têm manutenção, por que as pessoas não? Na época em que vivemos os cérebros são o bem mais valioso de uma empresa!" (Miriam Leitão)




Prof. Armando Ribeiro foi um dos entrevistados para a matéria "Mistérios da mente. Como a neurociência pode explicar o comportamento dos consumidores e como seus conceitos podem ser aplicados à Administração?" da Revista Administrador Profissional (RAP) (setembro/2013, ano 36, nº 327) do Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRA-SP).

“Temos que ensinar aos líderes e gestores do futuro que o melhor conhecimento sobre o funcionamento do próprio cérebro pode trazer um diferencial ilimitado para a sua carreira profissional. Esse conhecimento pode criar ambientes corporativos mais saudáveis”. (Prof. Armando Ribeiro)

Leia mais:

Neuromanagement - Harvard Business School Brasil

Mistérios da Mente. Como a neurociência pode explicar o comportamento dos consumidores e como seus conceitos podem ser aplicados à Administração. Revista Administrador Profissional (RAP)

Última atualização: 14/04/2015

Um comentário:

  1. Armando,
    Sou formado em administração, mestre e doutor em Gestão de empresas.
    Sempre procurei trazer a psico, para a administração, leio muito sobre neurociencias, inteligencia emocional. Como é um campo de interesse pela minoria, dificilmente acha matéria desde nivel. Tem algumas publicações e pretendo estar fazendo videos de curta metragem, que é o perfil das pessoas de hoje. Sinto que tanto nas minhas publicações como em algumas entrevista. Tento explicitar para as pessoas.as diferenças entre ser voce, o personagem, o cerebro.
    Mas gostaria de conhecer mais e ter certeza do que estou falando.Onde posso encontrar?

    ResponderExcluir