segunda-feira, agosto 26, 2013

Treino de Controle do Estresse - Florianópolis (Santa Catarina)


O Prof. Armando Ribeiro ministrou a aula "Treino de Controle do Estresse" para os alunos do curso de pós-graduação (lato-sensu) em Terapia Cognitivo-Comportamental do Instituto Catarinense de Terapia Cognitiva (ICTC) em Florianópolis (Santa Catarina).



Abordar os aspectos neurobiológicos do estresse crônico e as medidas de avaliação é o primeiro passo para a compreensão das técnicas mais eficazes para a redução do estresse crônico.

São apresentadas os fundamentos psicofisiológicos por trás das técnicas de relaxamento, técnicas de respiração e também das práticas meditativas, inclusive da mindfulness (atenção plena).


A prática da atenção plena (mindfulness) é introduzida teórica e conceitualmente, além da experiência de algumas práticas indutoras de experiências meditativas.


 Alunos experienciando uma das práticas meditativas (concentrativa).


 Alunos experienciando uma das práticas meditativas (concentrativa).


Técnicas de respiração também fazem parte do treino de controle do estresse, que é realizado através da utilização de equipamento de biofeedback para monitoramento das alterações psicofisiológicas decorrentes de diferentes práticas de relaxamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário