sexta-feira, agosto 30, 2013

Medicina Comportamental no IPQ-HCFMUSP



Medicina Comportamental será o tema da minha aula no curso de pós-graduação (lato-sensu) em Terapia Cognitivo-Comportamental em Saúde Mental do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

A Medicina Comportamental é um campo de estudo que integra as pesquisas atuais do campo biomédico (ex. medicamentos, cirurgia e etc.) com práticas que estimulam os recursos naturais de cura. A terapia cognitivo-comportamental, práticas meditativas (mindfulness), hipnose, biofeedback / neurofeedback, técnicas de relaxamento, visualização / imaginação guiada e etc. são discutidas como estratégias complementares para o tratamento das principais condições médicas que afetam a população. 




Alunos do curso de pós-graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental em Saúde Mental (2013) do Programa de Ansiedade do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. O Prof. Armando Ribeiro ministrou o módulo sobre Medicina Comportamental, abordando estratégias para modificação do estilo de vida e autocuidado, descrevendo algumas técnicas para gestão do estresse e da dor crônica, além da demonstração do biofeedback e etc.


Bibliografia:

Neves Neto AR. Medicina Comportamental. In: Brandão MZS. e cols. (orgs.). Sobre Comportamento e Cognição: Estendendo a Psicologia Comportamental e Cognitiva aos Contextos da Saúde, das Organizações, das Relações Pais e Filhos e das Escolas. Vol. 14, capítulo 21, pp. 179-189, Santo André: Esetec, 2004. 

Bloise P. Saúde Integral. A medicina do corpo, da mente e o papel da espiritualidade. São Paulo: Senac, 2011.

Lima PT. Medicina Integrativa. A cura pelo equilíbrio. São Paulo: MG Editores, 2009.

Roemer L, Orsillo SM. A prática da terapia cognitivo-comportamental baseada em mindfulness e aceitação. Porto Alegre: Artmed, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário