terça-feira, agosto 06, 2013

Atividades manuais ajudam a desacelerar - Programa Via Saúde / Via Varejo

croche

Atividades manuais ajudam a desacelerar

Fazer pequenas pausas na rotina é uma maneira de manter o equilíbrio do corpo e das emoções. Esse cuidado é ainda mais importante para quem vive sempre com pressa, correndo contra o tempo.
Você se irrita fácil, não tem paciência para nada, acha difícil pegar no sono e anda comendo mais do que deve? Todos esses sintomas podem indicar que você está vivendo num ritmo acelerado demais e que dedica pouco tempo para si mesmo, para praticar um hobby ou mesmo para ficar sem fazer nada, apenas relaxando.
“Quem não se dá ao direito de parar pode começar a ter dificuldade para se concentrar – até para ler ou ver um filme –,  pode ter problemas nos relacionamentos e isso sem falar nos males de saúde, como a hipertensão e o diabetes, que aumentam por causa do estresse”, explica a psicóloga clínica Reny Machado, da equipe de reabilitação da Via Varejo. “Muitas doenças estão ligadas ao estresse crônico, entre elas o infarto, o AVC, a obesidade, a síndrome do intestino irritável, a fibromialgia, a cefaleia tensional, entre outras. Daí a importância de se conscientizar sobre o valor do lazer, como uma estratégia para combater o estresse”, completa o psicólogo Armando Ribeiro, coordenador do Programa de Avaliação do Estresse do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo.
E para quem tem dificuldade de diminuir a marcha, um dos melhores treinos é dedicar algumas horas, semanalmente, à prática de uma atividade artesanal. Pode ser costura, pintura, cerâmica, colagem, desenho… O objetivo não é criar obras de grande valor artístico, mas simplesmente focar a atenção naquela atividade e, como consequência, esquecer um pouco os problemas.
Outra boa ideia para quem quer e precisa desacelerar é praticar atividades físicas, como caminhada, natação, yoga e pilates. “Está comprovado que a prática de atividade física ajuda na produção de substâncias bioquímicas que melhoram o humor e tornam mais fácil enfrentar as dificuldades vividas no dia a dia”, esclarece Reny.
A meditação, a acupuntura e o shiatsu também são recursos interessantes para aliviar o estresse. “Para quem nunca meditou, a orientação é começar aos poucos, com cinco minutos, e depois ir aumentando o tempo. No início, é normal que a cabeça fique tomada de pensamentos. Mas, com a experiência, vai ficando cada vez mais fácil de controlar isso”, garante o médico acupunturista Hiroaki Sasaoka, coordenador do Centro de Reabilitação da ViaVarejo. O simples fato de respirar lentamente, levando o ar até o abdômen, e prestando atenção na respiração, já ajuda a acalmar.
Por fim, vale tirar proveito da convivência com familiares e amigos com quem você se identifica. “O fato de sair um pouco, rir e jogar conversa fora também ajuda a manter a saúde em dia. A física e a emocional”, finaliza Reny.

Nenhum comentário:

Postar um comentário