quarta-feira, julho 03, 2013

Equipe de Psicologia Hospitalar da Beneficência Portuguesa de São Paulo



Psicologia Hospitalar

O conhecimento das emoções e seu impacto em nossa vida são fundamentais no processo de cura.


Psicologia Hospitalar: Como funciona?

A Beneficência Portuguesa de São Paulo oferece avaliação psicológica e neuropsicológica através do Programa de Avaliação do Estresse, liderado pela equipe do Centro de Estudos e Assistência em Psicologia Hospitalar.

Este serviço tem como objetivo amenizar a ansiedade, o medo, a raiva e a depressão que podem atrasar a recuperação do corpo, gerar estresse e desgaste na família e também na relação médico-paciente, dificultando o restabelecimento do paciente.

Quem pode receber atendimento?

Nossa equipe é formada por especialistas em diversas áreas da Psicologia, aptos para atender todos os tipos de paciente, familiares e também médicos de todas as especialidades.

O atendimento pode ser individual ou em grupo, tanto para pacientes externos (pré-agendados), quanto para internados ou em atendimento no Pronto-Socorro, para as seguintes situações:

  • Crianças, adolescentes, adultos e idosos
  • Orientação familiar
  • Psicoterapia de casal e familiar
  • Psico-oncologia
  • Neuropsicologia
  • Psicossomática
  • Terapia Cognitivo-Comportamental
  • Cuidados Paliativos
  • Avaliação para cirurgia bariátrica e gastroplastia
  • Pré-operatório para cirurgias cardíacas, mamoplastia, transplantes e outros

Programa de Avaliação do Estresse

O estresse é considerado um importante fator de risco para doenças físicas e emocionais.
Pesquisadores estimam que entre 60 a 90% de todas as visitas médicas são relacionadas a fatores ligados ao estresse.

O Programa de Avaliação do Estresse do CEAP da Beneficência Portuguesa de São Paulo é coordenado por um especialista em diagnóstico e gestão do estresse, e tem como público-alvo todas as pessoas que buscam melhorias na saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Este programa é  inovador por utilizar os métodos mais avançados de diagnóstico, através de testes psicológicos e tecnologia de última geração (aparelho de biofeedback).

Quem pode receber o atendimento?

O programa é voltado para pacientes, familiares e indivíduos em geral, como empresários, executivos, profissionais liberais, que buscam identificar o seu nível de estresse atual para melhorar a qualidade de vida.

Como acontece o atendimento?

A avaliação ocorre durante uma consulta psicológica especializada, em consultório e com agendamento prévio.

Após o resultado desta consulta, será planejado um tratamento com a equipe de Psicologia conforme a necessidade do paciente.

Alguns dados

  • Estudos mostram que o bem-estar psicológico é um dos fatores relevantes para o sucesso no casamento, relacionamentos, carreira profissional, saúde física e qualidade de vida.

  • Os fatores psicológicos como tristeza e ansiedade afetam negativamente o curso da maioria das condições médicos, como síndrome do intestino irritável, cefaleia tensional, fibromialgia, fadiga crônica, entre outros.

  • Quase 30% dos habitantes da região metropolitana de São Paulo apresentam transtornos mentais, de acordo com um estudo que reuniu  dados epidemiológicos de 24 países. Os transtornos de ansiedade foram os mais comuns, afetando 19,9% dos entrevistados. Em seguida, aparecem transtornos do humor (11%), transtornos de controle de impulso (4,3%) e abuso de substâncias (3,6%).


Fontes: American Psychiatry Association e Medical Expenditure Panel Survey / EUA / Agência FAPESP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário