terça-feira, junho 04, 2013

Relações Conjugais - Livro


Relações Conjugais. 
Discutindo Alternativas para Melhor Qualidade de Vida. Análise do Comportamento e Terapia Cognitivo-Comportamental com Casais


Este livro foi organizado a partir do I Encontro Brasileiro de Análise do Comportamento e Terapia Cognitivo-Comportamental com Casais, ocorrido em maio de 2012, com o propósito de oferecer ao leitor uma amostra da atuação técnica e científica no manejo com casais. O maior interesse foi congregar e reunir profissionais e associações científicas para discussões teóricas, técnicas e práticas das abordagens comportamentais e cognitivas no trabalho com a terapia de casais. Esperamos que a organização destes trabalhos facilite o acesso a informações desse manejo e contribua com a divulgação científica das abordagens comportamentais e cognitivas.


Zeglio C, Finotelli Jr. I, Rodrigues Jr. (orgs.). Relações Conjugais. Discutindo Alternativas para Melhor Qualidade de Vida. Análise do Comportamento e Terapia Cognitivo-Comportamental com Casais. São Paulo: Zagodoni Editora, 2013. 

Organizadores: Carla Zeglio, Ítor Finotelli Jr. e Oswaldo Martins Rodrigues Jr.

Autores: Ana Cláudia Bortolozzi Maia; Armando Ribeiro das Neves Neto; Cássia Roberta de Cunha Thomaz; Diego Henrique Viviani; Eduardo Aliende Perin; Eleonardo Rodrigues; Job dos Reis; Liliana Seger; Maria Cecília Labate; Mariana de Oliveira Farias; Mariângela Gentil Savoia; Oliver Zancul Prado; Raphael Fischer Peçanha; Roberta Kovac; Roberto Alves Banaco; Rose Marie; Roseli Lage de Oliveira; Massaro Melamed; Vera Regina Lignelli Otero; Yara Claro Nico; Yone Fonseca.

Índice:
1. A relação de casal frente aos novos padrões sociais; 2. Biofeedback como recurso auxiliar em terapia cognitivo-comportamental de casais; 3. Casais inférteis: descoberta, conflito e resolução – intervenções psicológicas: vivência das perdas e crenças; 4. Casais inférteis: conflito – o padrão do desenvolvimento humano; 5. Depressão: como fica o casal?; 6. Famílias homoparentais: a adoção pode ser uma possibilidade; 7. Formulação de caso na terapia cognitivo-comportamental com casais: algumas noções preliminares; 8. Habilidades necessárias para se tornar um terapeuta de casais; 9. O atendimento a casais e cônjuges e as interfaces com outras especialidades da psicologia; 10. Comportamentos-alvo na terapia de casal – possibilidades de manejo; 11. O paciente borderline nas relações de casal e família: informações, implicações e cuidados; 12. Protocolo e outras especificidades no atendimento de casais homoafetivos em terapia cognitivo-comportamental; 13. Relações afetivas e cultura: a influência do ideal de amor sobre os relacionamentos reais; 14. Ruídos na comunicação do casal – possibilidades de intervenção; 15. Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e seus desdobramentos no casal e na família; 16. Variação do desejo sexual e tempo de relacionamento – um estudo exploratório; 17. Princípios teóricos da TCC e aplicações nas questões da sexualidade e terapia de casal; 18. Casais e problemas sexuais; 19. Percepção de disfunção sexual em casais – o uso de instrumentos de medidas sexuais.

ISBN: 978-85-64250-59-8


Nenhum comentário:

Postar um comentário