terça-feira, junho 18, 2013

Aula sobre Medicina Comportamental no ICTC


Aula do Prof. Armando Ribeiro sobre Medicina Comportamental no curso de pós-graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental do Instituto Catarinense de Terapia Cognitiva, em Florianópolis - Santa Catarina.

O Instituto Catarinense de Terapia Cognitiva (ICTC) - tem como missão oferecer atendimento clínico e cursos de alta qualidade em Psicoterapia Cognitiva, buscando a excelência na aplicação e ensino da abordagem cognitiva. Nossos colaboradores permanecem atentos ao desenvolvimento científico, para sugerir a abertura de mais cursos que contribuam com diferenciais de qualidade, a serem ofertados aos profissionais interessados. O corpo docente é um diferencial que garante a credibilidade aos seus cursos. Os professores são mestres e doutores, com grande experiência clínica em suas áreas de atuação. Foram cuidadosamente selecionados por sua produção científica e trabalhos específicos no tema de suas disciplinas. Isto garante ao aluno o contato com o estado da arte naquele ramo de estratégias clínicas. As aulas são dinâmicas e interativas, reforçando a aprendizagem através da realização de atividades práticas sobre os casos clínicos estudados. (Fonte: ICTC).



O Prof. Armando Ribeiro é um dos parceiros do ICTC desde o seu primeiro curso de Formação em Terapias Cognitivas, ministrado na cidade de Tubarão - SC. O Prof. Armando Ribeiro é responsável por ministrar o módulo de Medicina Comportamental, com temas relacionados à Psicologia da Saúde, Práticas Integrativas e Complementares (ex. biofeedback / neurofeedback, hipnose, meditação / mindfulness e técnicas de relaxamento / respiração, entre outras).

Nas disciplinas do Curso de Especialização em Terapias Cognitivas, um renomado conjunto de professores apresentará a teoria e prática da Terapia Cognitiva contemporânea, nos seus diversos enfoques cognitivo-objetivistas e cognitivo-construtivistas. O curso disponibiliza material didático exclusivo e uma biblioteca de títulos especializados na área, com a literatura técnica mais atualizada.




O Prof. Armando Ribeiro combina em suas aulas uma abordagem teórica atualizada das Terapias Cognitivas aplicadas à Psicologia da Saúde e Medicina Comportamental, além de uma discussão sobre o potencial das Práticas Integrativas e Complementares na psicoterapia. As vivências práticas dos temas propostos torna suas aulas mais motivadoras, com um clima respeitoso e voltado a experimentação das técnicas e estratégias discutidas.



O Prof. Armando Ribeiro também apresenta artigos científicos que dão embasamento teórico para as práticas em treinamento. Técnicas de respiração para a redução do estresse em Terapia Cognitivo-Comportamental, entre outros.



A turma da pós-graduação do ICTC 2013 foi responsável por um clima de ensino-aprendizagem estimulante e respeitoso. Os alunos foram participantes e interessados nos temas apresentados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário