segunda-feira, janeiro 14, 2013

Férias à vista! Site Abilio Diniz


Não deixe o stress fazer parte do pacote...


Por Mariana Teodoro


Tirar férias é, para maioria das pessoas, a época mais esperada do ano. Mas quando chega o tão sonhado período de folga, muitas deixam de aproveitar os momentos de descanso e lazer tanto quanto poderiam. É que elas levam na bagagem o stress acumulado de um ano inteiro e não conseguem se desligar tão fácil. Em alguns casos, ficam doentes. E o que deveria ser só alegria, acaba em chateação.

Para o psicólogo e coordenador do Programa de Avaliação do Estresse do Hospital Beneficência Portuguesa, de São Paulo, Armando Ribeiro das Neves Neto, isso, geralmente, acontece porque não é fácil quebrar a rotina de trabalho e deixar de lado o ritmo de vida frenético imposto pela sociedade atual, que está interconectada o tempo todo. “É como se tivéssemos que mudar as rotações por minuto (RPM) de nossas vidas. Esse descompasso gera mal-estar e, para alguns, um intenso desconforto durante a adaptação do período de descanso”, diz.

E para evitar que você também seja uma vítima do stress em plenas férias, confira quatro dicas do psicólogo para deixar a tensão bem longe do seu lazer:

- Desconecte-se
Para Armando, o grande problema do uso constante das ferramentas tecnológicas é que elas tiram o foco do momento presente e acabam mascarando um excesso de trabalho. “Todos deveriam experimentar uma dieta da internet e do celular nas férias para poder desfrutar melhor da companhia dos familiares e amigos, deixando um pouco de saudade para os colegas virtuais. É triste ver familiares e amigos numa mesa de restaurante e cada um conectado em seu próprio mundo virtual”, diz o psicólogo.

- Desprenda-se do relógio
Outro hábito comum, segundo Armando, é ver pessoas em férias que ficam presas aos mesmos horários da rotina – elas fazem as refeições de forma rápida como se tivessem um cronograma a seguir. “Não devemos ser escravos do tempo, mas sim alinharmos nossos objetivos para tirar o melhor proveito em cada experiência vivida durante as férias”. Uma dica do especialista para as refeições, por exemplo, é evitar restaurantes que sirvam fast-food. Assim, é possível apreciar a boa conversa à mesa e os momentos prazerosos que a correria pode nos roubar.

- Planeje-se com antecedência
Não adianta esperar o período de férias para decidir o que fazer. Quanto antes for o planejamento de uma viagem ou mesmo das atividades a serem feitas na própria cidade, menor a dor de cabeça com imprevistos. “As férias podem revigorar o corpo e a mente, por isso se houver uma organização prévia, com seriedade, as chances de ocorrer um evento estressante são menores”, diz o psicólogo.

- Seja otimista
Para o especialista, outra dica fundamental é lembrar que a vida é imprevisível, por isso manter sempre o otimismo, mesmo em situações inesperadas é a melhor maneira de não se estressar durante as férias. “Tente tirar o melhor de cada imprevisto, quem sabe ele também não reserva surpresas agradáveis. As boas férias são aquelas vividas plenamente, isso significa que não é apenas o que deu certo, mas como você enfrentou os problemas e quanta diversão você conseguiu ter. Lembre-se: o melhor desse preíodo é a saudade que ele deixa. O prazer em rever as fotos e filmagens com a família e entregar as lembranças e recordações aos amigos geram um intenso bem-estar”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário