segunda-feira, dezembro 31, 2012

Em busca da felicidade - Informativo Nossa Voz



Almejar a felicidade é uma constante à maioria dos seres humanos. É sobre os benefícios que ela traz à vida das pessoas, que fala o psicólogo e professor Armando Ribeiro das Neves Neto. Ele é coordenador do Programa de Avaliação do Estresse, do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo (SP); professor do Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa) e do Programa de Ansiedade do Instituto de Psiquiatria, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo); além de ser um estudioso da Psicologia Positiva e de suas aplicações na saúde, na educação e nos ambientes corporativos.

Como você definiria a felicidade?
Não há uma única e precisa definição. É assunto de filósofos, pensadores, pesquisadores e motivo de reflexão das pessoas em geral. A Psicologia Positiva é um novo campo de estudo psicológico que vem encarando o desafio de entender como aumentar a felicidade (emoções positivas) e o bem-estar  em nossas vidas. Alguns autores preferem descrever a felicidade como o “florescimento” das virtudes humanas, do bem-viver, uma vida com sentido e propósito, uma vida que viceja ou floresce.

Como podemos ser genuinamente felizes?
Os estudos baseados na Psicologia Positiva apontam que existem três fatores que afetam consideravelmente nosso grau de felicidade. Sendo eles: 50% genética, 10% circunstâncias da vida e 40% atividade intencional. São dados da dra. Sonja Lyubomirsky, da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. O que mais se destaca é que enquanto não temos autonomia sobre a genética, ou seja, se herdamos genes felizes de nossos antepassados, ou das circunstâncias felizes (como, por exemplo, ganhar um prêmio, promoção no trabalho etc.), as atividades intencionais são totalmente dependentes das escolhas que tomamos no dia a dia. Portanto, nossa felicidade é resultado do que decidimos pensar, sentir e agir.

Felicidade é contagiante? Uma pessoa infeliz também contagia as outras?
Enquanto ambientes felizes “vicejam” em atitudes positivas e de crescimento pessoal, os ambientes tristes, altamente estressantes e competitivos, geram uma tensão generalizada, capaz de interferir negativamente na saúde, nas relações e no próprio desempenho do trabalho.

É válido o ditado: “Quem pensa positivamente só atrai coisas positivas e quem pensa negativamente só atrai coisas negativas”?
A Psicologia Positiva vem defendendo que o bem-estar genuíno, as emoções positivas e a própria felicidade não são apenas resultados dos pensamentos positivos, mas das emoções positivas e principalmente das ações positivas. Não basta apenas pensar, sem não agirmos através de atividades intencionais (lembre-se dos 40%!) capazes de aumentar nosso estado de felicidade.

Como as pessoas que sofreram durante a infância podem superar os traumas e ser felizes hoje?
Às vezes ainda é preciso buscar tratamentos para curar as dores e cicatrizes de uma infância sofrida. A psicoterapia tradicional, como terapia cognitivo-comportamental, psicanálise, entre outras, são formas de tratarmos das dores emocionais do passado e nos ajustarmos para a vida presente. Mas se buscamos ser felizes, a Psicologia Positiva diz que precisamos cultivar ações efetivas para aumentar o grau de felicidade em nossa vida. Não basta remover o negativo, é preciso aumentar as atitudes positivas.

Quais os benefícios da felicidade na vida do ser humano?
Pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, vêm descobrindo que a felicidade é um dos melhores de saúde, bem-estar nos relacionamentos e na família, sucesso profissional, promoção na carreira etc. No trabalho, estudos da Harvard Business School, do mesmo país, mostram que os colaboradores mais felizes, em média, são 31% mais produtivos, suas vendas são 37% mais elevadas, e sua criatividade é três vezes maior.

Aqueles que depositam a felicidade na estética e no ter podem sofrer problemas futuros?
Segundo os resultados dos estudos da Psicologia Positiva, a estética e o consumo não são fontes seguras de felicidade autêntica. O que experimentamos quando investimos na estética ou no consumo de produtos é uma alegria passageira e que poderá aumentar a necessidade de consumir novamente recursos para manutenção de uma beleza idealizada e de um padrão de consumo exacerbado.

Existem exercícios que possam ser feitos no dia a dia a fim de aumentar o grau de felicidade?
Existem atividades tais como: aumentar o florescimento (efeito das emoções positivas sobre a qualidade de vida e sobre como essas emoções germinam em nossas vidas, aumentando o bem-estar), por meio do engajamento em atividades significativas, do sentido e propósito na vida, dos relacionamentos positivos e do sentido de realização, do cultivo da gratidão e do perdão, experiências de fluxo (estado de fluidez, vivenciado através de situações ou práticas que representam desafio, mas que são fontes de crescimento pessoal), práticas meditativas que evolvam atenção plena, relacionamentos significativos, comunicação positiva, otimismo, cultivo da espiritualidade e da fé, entre outros.

A profissão pode ser determinante para a felicidade?
Sim, principalmente se encontrarmos sentido e propósito, sentimento de realização e de experiência de fluxo na execução da atividade. A remuneração tem um impacto menor na geração de felicidade a partir do momento em que ganhamos o suficiente para a manutenção de um padrão de vida satisfatório. Mais dinheiro pode não trazer mais felicidade se não tem sentido e propósito alinhados a nossos valores de vida.

É possível ser feliz em meio a problemas?
Claro! A felicidade não deve acontecer na ausência de problemas, isso seria irreal. Ao desenvolver nossas atitudes positivas, aumentamos nossa capacidade de lidar com os problemas e sobreviver a eles, o que a psicologia chama de resiliência.

Instituto Meninos de São Judas Tadeu - Dehonianos
Informativo Nossa Voz - Ano 8 – Número 54 – Janeiro de 2013
Acesse o material no Link

Um comentário:

  1. Assista a entrevista do Prof. Armando Ribeiro sobre "Felicidade, a Psicologia Positiva" no programa Vida Melhor da Rede Vida de TV. No link: http://youtu.be/phEFG5ob-sI

    ResponderExcluir