terça-feira, outubro 23, 2012

Programa de Avaliação do Estresse (PAE) faz parceria com a Equipe de Fisioterapia do Hospital São José

Equipe de Fisioterapia recebe treinamento em gestão do estresse ocupacional / burnout


O Prof. Armando Ribeiro - psicólogo e coordenador do Programa de Avaliação do Estresse (PAE) do Hospital São José e Beneficência Portuguesa de São Paulo estabeleceu uma parceria com a equipe de Fisioterapia do hospital para um programa piloto de treinamento em gestão do estresse ocupacional / burnout dos profissionais desta equipe.
 
O Centro Avançado de Saúde do Hospital São José foi inaugurado em 2007 e projetado para ser referência em oncologia, cardiologia, ortopedia e neurologia. Recentemente, o São José foi acreditado pela Joint Commission International (JCI), o que o colocou entre um seleto grupo de hospitais dispondo de serviços, atendimento e estrutura com padrões aprovados e reconhecidos mundialmente. Planejado para atender seus pacientes com os mais modernos conceitos de hotelaria hospitalar e gastronomia, além de rigoroso trabalho de prevenção de infecções e acidentes com a utilização de tecnologias de ponta, o Hospital São José tem orgulho de prestar atendimento referenciado pensando no bem-estar dos pacientes, médicos e colaboradores.

Com o apoio fundamental da coordenadora da equipe de Fisioterapia do Hospital São José, dra. Ft. Adriana Tufanin, a parceria entre o Programa de Avaliação do Estresse (PAE) e sua equipe busca seguir orientações internacionais sobre o treinamento da gestão do estresse ocupacional / burnout dos profissionais de saúde. O treinamento é realizado semanalmente na sala da equipe de Fisioterapia no Hospital São José. A participação é voluntária para os membros da equipe.
 

A síndrome de burnout, ou síndrome do esgotamento profissional, é um distúrbio psíquico descrito em 1974 pelo médico dr. Freudenberger. Sua principal característica é o estado de tensão emocional e estresse crônicos provocado por condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas desgastantes. A síndrome se manifesta especialmente em pessoas cuja profissão exige envolvimento interpessoal direto e intenso. Profissionais das áreas de educação, saúde, assistência social, recursos humanos, agentes penitenciários, bombeiros, policiais e mulheres que enfrentam dupla jornada correm risco maior de desenvolver o transtorno.
 
Sintomas comuns de burnout
 
O sintoma típico da síndrome de burnout é a sensação de esgotamento físico e emocional que se reflete em atitudes negativas, como ausências no trabalho, agressividade, isolamento, mudanças bruscas de humor, irritabilidade, dificuldade de concentração, lapsos de memória, ansiedade, depressão, pessimismo, baixa autoestima. Dor de cabeça, enxaqueca, cansaço, sudorese, palpitação, pressão alta, dores musculares, insônia, crises de asma, distúrbiosgastrintestinais são manifestações físicas que podem estar associadas à síndrome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário