sexta-feira, outubro 05, 2012

Dicas para aproveitar melhor o tempo livre

 
Dicas para aproveitar melhor o tempo livre


Por Samanta Dias - Equipe BBel


Tem muita gente por aí que acorda na segunda-feira com a sensação de estar mais cansado do que na sexta, mesmo depois de um final de semana ou feriado. Se você faz parte deste grupo, preste atenção, pois este é um sinal de que a organização e administração de seu tempo não estão sendo feitas da melhor forma possível. Ou pior, você pode, mesmo inconscientemente, se culpar por não preencher todo o seu tempo com atividades consideradas produtivas, como estudar, trabalhar ou investir em sua carreira.

O psicólogo Armando Ribeiro, especialista em estresse ocupacional e professor do Instituto de Ensino e Pesquisa, Insper, explica que esse tipo de cansaço e a sensação de que o final de semana não foi proveitoso podem ter algumas causas diferentes, como o comportamento de deixar as tarefas mais incômodas para depois, chamado pelos especialistas de procrastinação, ansiedade, ou até o sentimento de culpa por não estar trabalhando.

Tempo livre não é tempo perdido

"Nossa geração tem um pensamento distorcido que gera culpa e diz que o tempo de sobra é tempo perdido", afirma Armando. Esse pensamento pode afetar inclusive aquelas pessoas que organizam seu tempo muito bem, explica o psicólogo, pois quem pensa dessa forma avalia que quando não se está empregando o tempo na carreira profissional, em cursos de aprimoramento ou estudos, o tempo está sendo perdido.

Este comportamento acaba fazendo com que as pessoas excluam o ócio e o lazer de seu dia a dia e o fim de semana ou feriado não funciona como uma interrupção do trabalho e da formação profissional. De acordo com Armando Ribeiro, já está comprovado que as pessoas que se mantêm focadas no trabalho e estudo sem pausas perdem em qualidade de atenção, de memória e em resultados.

Por isso, a primeira dica para aproveitar melhor seus finais de semana é não se culpar por ter tempo livre. "Nossa geração sente angústia por estar em casa. Temos de nos livrar da ideia de que tempo bom é tempo cheio", adverte o professor e psicólogo. Na página a seguir, saiba por que programar muitas atividades de lazer para seu tempo livre também pode ser um erro.


Preencher o final de semana com diversos tipos de atividades e compromissos também não é a melhor solução para ocupar o tempo livre. Esse comportamento pode ser sinal de que você está sofrendo de outro mal da sociedade atual, a ansiedade. "A ansiedade nos obriga a emendar uma atividade na outra. É preciso que haja ócio. Só é possível enxergar as possibilidades se há uma pausa e o ócio é como a pausa que damos durante a respiração, entre respirar e expirar", ensina Armando Ribeiro.

Não exagere no roteiro da viagem

A mesma ansiedade pode ser a vilã daquela sensação de que viajar é mais cansativo do que ficar em casa. Laura Alberto, professora de psicologia da Universidade Anhembi Morumbi, afirma que muita gente programa o roteiro de viagem incluindo tudo aquilo que os outros ou os guias dizem que precisa ser visto ou tentando organizar o maior número de passeios possíveis naquele espaço de tempo. Segundo ela, o problema disso é que sobra pouco espaço para considerar sua vontade ou a espontaneidade do momento.

Laura comenta que organizar o tempo livre neste caso é estabelecer prioridades e se dar o direito de deixar de fazer algumas coisas, sem sentir culpado por isso. "Vivemos cada final de semana como se não houvesse outro e repetimos no lazer a rotina corrida que temos no trabalho", avalia a professora.

Mas não vá achando que desacelerar ou ter ócio é passar o tempo sentado no sofá vendo televisão. "O ideal seria ter compromissos sem rigidez, mas sem entregar-se aos passatempos passivos. A ideia é tomar consciência, é analisar a qualidade de consciência em cada tarefa. Quem não faz isso perde o sabor, a degustação da vida", ressalta Armando Ribeiro.

Na próxima página, veja como a falta de organização no trabalho pode diminuir a qualidade do lazer.

Não adianta tentar organizar o tempo livre sem cuidar também da administração do tempo no trabalho, pois as coisas que te aborrecem ou que se acumulam na vida profissional não vão desaparecer com o fim do expediente na sexta-feira. "Quando há uma tarefa a ser feita, sua mente fica ligada nela, independente se ela está sendo executada ou não. Isso causa desgaste físico e emocional e cria pessoas cronicamente estressadas", comenta Armando Ribeiro.

É por isso que adiar as tarefas mais desagradáveis a serem feitas no trabalho para a próxima segunda-feira, por exemplo, pode acabar com o seu final de semana. Laura Alberto destaca que a procrastinação deve ser combatida também em casa, estabelecendo horários para realizar os afazeres domésticos mais desagradáveis. Dessa forma, explica a professora, é possível evitar que as atividades de lazer sejam feitas sob a pressão do que ainda precisa ser realizado, o que compromete a qualidade do descanso.

O especialista em administração de tempo e produtividade Christian Barbosa explica como escolher esse horário. "O momento errado é quando a pessoa faz a tarefa chata quando ela não está disposta. Geralmente a pessoa pega o tempo que ela está mais ativa e mais produtiva para fazer as atividades mais prazerosas. E só quanto ela está mais cansada que parte para fazer as tarefas chatas. Tem de usar com inteligência a gestão deste tempo, no momento em que estiver mais disposto, faça a atividade mais chata, porque assim ela não vai tomar tanto tempo, e quando estiver mais cansado faça as coisas que você mais gosta", ensina Christian Barbosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário