quarta-feira, junho 20, 2012

7 maneiras de espantar o cansaço de vez!

Viva Saúde (edição nº 110 de 06/2012)

7 maneiras de espantar o cansaço de vez!

Se você já acorda com vontade de voltar pra cama, é bom ficar alerta! O sintoma pode indicar diversos desequilíbrios no organismo. A boa notícia é que, recorrendo à terapêutica certa, a sua disposição vai estar tinindo de novo logo nas primeiras semanas de tratamento.



O prof. Armando Ribeiro foi um dos especialistas consultados nesta matéria com conteúdo exclusivo na revista Viva Saúde (edição nº 110). O cansaço frequente pode ser um dos sintomas do estresse crônico ou mesmo de outras doenças, portanto avaliar a causa do cansaço e combatê-la é de vital importância para uma vida plena e satisfatória! Leia a matéria completa na revista.


7 Todo dia é dia de fúria
O estresse crônico pode ser o motivo


"Um estudo publicado no The American Journal of Medicine mostrou que a fadiga era uma das queixas físicas mais comuns em pessoas que buscavam atendimento médico ambulatorial. Apenas 2% delas tinham causas físicas. Os outros 98% eram associados ao estresse e a problemas emocionais (ansiedade e depressão)", fala o psicólogo Armando Ribeiro das Neves Neto, do Programa de Avaliação do Estresse (Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo). O estresse crônico ativa a produção de adrenalina, cortisol e de neurotransmissores responsáveis por deixar o organismo em alerta. Quando constante, baixa as defesas imunológicas e a capacidade de recuperação (catabolismo). O cansaço vem. E fica.

Para diagnosticar: o estresse crônico se distingue da preocupação casual: "Além da fadiga, taquicardia, tremor, suor excessivo, ansiedade elevada, insônia, ´brancos´ de memória, irritabilidade, dores musculares são comuns nesses casos", explica Olga Tessari, autora do livro Dirija a sua vida sem medo (Ed. Letras Jurídicas).

Para tratar: adotar hábitos saudáveis é fundamental para que o organismo se torne mais resistente ao problema. O apoio psicológico é importante nas fases mais avançadas da doença. "Para o ser humano, a principal fonte de estresse é a mente. O estresse que mata é criação nossa, que aumentamos o perigo e diminuímos o poder de enfrentá-lo. O melhor remédio para ele é buscar o autoconhecimento", complementa Neves Neto.