quarta-feira, maio 09, 2012

Saiba como lidar positivamente com as preocupações!


Saiba como lidar positivamente com as preocupações!

O Prof. Armando Ribeiro das Neves Neto, coordenador do programa de avaliação do estresse do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo e consultor em gestão do estresse ocupacional e qualidade de vida no trabalho, foi um dos entrevistados pela apresentadora Cláudia Tenório no programa Vida Melhor da Rede Vida desta quinta-feira (03/05/2012), das 12h30 às 14h.

Como lidar positivamente com as preocupações? Todos tem alguma preocupação ao longo da vida, mas alguns infelizmente sofrem intensamente com essas questões. Algumas preocupações podem fazer parte de um problema ainda maior, por exemplo: ansiedade, depressão, transtorno obsessivo-compulsivo, estresse e etc. As preocupações podem se tornar um hábito ruim na vida de muitas pessoas, que se tornam dependentes da preocupação crônica e da intolerância à incerteza. Alguns psicólogos vem estudando técnicas eficazes para gerenciar as preocupações irracionais que podem paralisar as ações mais produtivas. 

De acordo com o modelo teórico desenvolvido pelo psicólogo e pesquisador Robert Leahy (presidente da International Association for Cognitive Psychotherapy), as técnicas mais eficazes para  gerenciar as preocupações são: (1) identificar as preocupações produtivas e improdutivas, (2) aceitar a realidade e comprometer-se com a mudança, (3) contestar a preocupação, (4) focalizar a ameaça mais profunda, (5) transformar "fracasso" em oportunidade, (6) usar as emoções em vez de se preocupar com elas e (7) assumir o controle do tempo. (Fonte: Leahy, 2007).

Uma outra estratégia interessante para reduzir as preocupações crônicas em nossas vidas, aprendi no curso de gestão do estresse da Universidade de Harvard (EUA), consistindo na construção de uma "Caixa de Preocupações". Normalmente acumulamos preocupações em nossa mente, o que pode afetar nossa capacidade de pensar com clareza e tomar decisões racionalmente. Escrever deliberadamente nossas preocupações em um papel e colocá-lo na "caixa de preocupações" pode trazer alívio imediato para alguns aborrecimentos e principalmente ao revermos nossas anotações horas ou mesmo dias depois, podemos perceber que tais preocupações eram irreais, distorcidas, exageradas...

Caso suas preocupações sejam intensas ao ponto de trazer sofrimento emocional e físico, talvez seja importante considerar buscar ajuda médica ou psicológica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário