sexta-feira, maio 25, 2012

Felicidade, a Psicologia Positiva!


Psicologia Positiva e Felicidade no Programa Vida Melhor




Prof. Armando Ribeiro é psicólogo, palestrante e coordenador do Programa de Avaliação do Estresse do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo. Foi entrevistado pela apresentadora Cláudia Tenório do programa Vida Melhor da Rede Vida de Televisão sobre o tema "Felicidade e Psicologia Positiva".

Você sabia que a Psicologia por muito tempo focalizou apenas o tratamento do sofrimento emocional e dos transtornos mentais, com poucos avanços sobre os aspectos positivos da psicologia humana? A psicologia positiva é um novo campo de estudo científico que aborda as virtudes humanas e que contribuem para a maximização do bem-estar e da qualidade de vida. Não basta tratar a depressão, pânico, fobias e etc. Para aumentar a satisfação com a vida, a Psicologia Positiva vem pesquisando quais são os fatores que promovem saúde (tecnicamente denominado por salutogênese). Um dos fatores que mais dimimuem a satisfação em nossas vidas é conhecida como "adaptação hedônica", em síntese, a adaptação as fontes de prazer, o que pode levar a atitudes compulsivas (ex. consumismo e etc).

Alguns autores da Psicologia Positiva sustentam que três fatores são responsaveis pela manutenção da sensação de bem-estar e "florescimento" em nossas vidas, sendo eles: atenção plena (mindfulness), experiência de fluxo (flow) e degustação (savoring).

Um dos exercícios de Psicologia Positiva mais divulgados é a realização de uma "lista de gratidão". As pessoas que se envolvem ativamente em agradecer os pequenos (ou grandes) aspectos positivos em suas vidas, experimentam muito mais felicidade e bem-estar do que aqueles que ficam concentrados nos aspectos negativos ou no que deu errado.

Você sabia que alguns países estudam a possibilidade de substituir o PIB (Produto Interno Bruto) pelo FIB (Felicidade Interna Bruta) como medida de avaliação do desenvolvimento das nações e de seus cidadãos? Alguns estudos econômicos sugerem que nem sempre desenvolvimento econômico vem acompanhado de satisfação e bem-estar (ex. desenvolvimento econômico dos EUA).

Leia mais sobre Psicologia Positiva e Felicidade na matéria "Qual é o preço da Felicidade?"