quarta-feira, fevereiro 15, 2012

Estresse na Libertadores da América!!!




Como achar o equilíbrio?
Estresse e performance na Copa Libertadores da América

Santos e Corinthians precisam de equilíbrio para a disputa da Libertadores. Especialista avisa que os dois times não podem querer demais o título sul-americano, nem achar que podem vencer a qualquer momento, para não causar um alto nível de estresse durante a disputa.

Link do video no Globo Esporte:



Assista ao trecho da entrevista do psicólogo e consultor em gestão do estresse Prof. Armando Ribeiro no programa Globo Esporte. O apresentador Tiago Leifert reflete sobre a importância do controle emocional e do equilíbrio para o técnico Tite e de toda a equipe do Corinthians na disputa pela Copa Libertadores da América. Cada vez mais as equipes de esporte profissional se dão conta da importância do treinamento emocional nas competições de alta-performance, em que os estados de ansiedade ou de estresse podem prejudicar o rendimento da equipe. A preparação emocional deve ser encarada como recurso estratégico para técnicos, equipes e dirigentes que buscam alto desempenho e mais vitórias.


Algumas imagens da entrevista.

Prof. Armando Ribeiro em entrevista para o Globo Esporte.

O gráfico representa a lei de Yerkes e Dodson (1908) sobre a relação entre stress x performance.

Os técnicos representam para as equipes o ponto de equilíbrio e como os executivos nas empresas dão o tom do treinamento e o clima e funcionamento do grupo, a depressão deve ser adequada, já que pouca ou muita pressão levão o desempenho a níveis baixos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário