terça-feira, setembro 20, 2011

O que a ciência diz sobre as técnicas de relaxamento?


  
Técnicas de relaxamento e estresse
O que a ciência diz?
(NCCAM Clinical Digest, setembro 2011)


Nos últimos 30 anos, tem havido um interesse considerável na resposta de relaxamento e como induzir esse estado pode beneficiar a saúde. As investigações centram-se principalmente sobre as doenças e condições em que o estresse pode ter um papel tanto como causa quanto de agravo às condições.
Atualmente, existem algumas evidências de que as técnicas de relaxamento podem ser uma parte efetiva de um plano global de tratamento para algumas doenças relacionadas ao estresse, incluindo:
Ansiedade
  • Estudos têm sugerido que o relaxamento pode ajudar no tratamento de fobias e do transtorno de pânico.
  • Técnicas de relaxamento também têm sido utilizadas ​​para aliviar a ansiedade frente às situações estressantes, tais como quando submetidos a um procedimento médico.
Depressão
  • Em 2008, uma grande revisão de estudos sobre a evidências das técnicas de relaxamento no tratamento da depressão descobriram que técnicas de relaxamento foram mais eficazes do que nenhum tratamento para a depressão, mas não tão eficaz como à terapia cognitivo-comportamental.
Dor de cabeça
  • Há algumas evidências de que o biofeedback e outras técnicas de relaxamento podem ser úteis para aliviar a cefaléia tensional e enxaqueca. Em alguns casos, estas técnicas corpo-mente foram mais eficazes do que os medicamentos para reduzir a freqüência, intensidade e severidade das dores de cabeça.
Os resultados das pesquisas sobre as técnicas de relaxamento para a promoção da saúde global e bem-estar ou para o tratamento de outras condições relacionadas ao estresse têm sido mistos ou ainda pouco claros. Estas condições incluem:

Asma
  • Várias revisões da literatura têm sugerido que as técnicas de relaxamento, incluindo imaginação guiada, podem, temporariamente, ajudar a melhorar a função pulmonar e a qualidade de vida e aliviar a ansiedade em pessoas com asma.
  • O mais recente ensaio clínico randomizado de asma, verificou que as técnicas de relaxamento podem ajudar a melhorar a função imunológica. No entanto, mais estudos são necessários para confirmar esse achado.
Doenças e sintomas cardíacos
  • Os pesquisadores analisaram as técnicas de relaxamento para o tratamento da angina e na prevenção de doenças cardíacas. Quando um programa de reabilitação cardíaca foi combinado com o treinamento de relaxamento em uma clínica de reabilitação, os participantes experimentaram reduções significativas na pressão arterial, diminuição dos níveis de lipídios, e aumenta no funcionamento psicológico, quando comparado ao status dos participantes antes do programa.
  • Embora alguns estudos tenham mostrado que as técnicas de relaxamento combinadas com as mudanças de estilo de vida e assistência médica padrão pode reduzir o risco de ataque cardíaco, mais estudos são necessários.
Pressão Alta
  • A revisão de 2008 da eficácia para o relaxamento no tratamento de pressão arterial elevada encontrou alguma evidência de que o relaxamento muscular progressivo reduziu um pouco a pressão arterial. No entanto, a revisão não encontrou nenhuma evidência que este efeito foi suficiente para reduzir o risco de doença cardíaca; acidente vascular cerebral ou outros problemas de saúde relacionados à pressão arterial elevada.
  • Em um recente ensaio clínico randomizado, 8 semanas de estratégias de relaxamento / estresse foi demonstrado reduzir a pressão arterial sistólica em hipertensos adultos mais velhos, e alguns pacientes foram capazes de reduzir a medicação da hipertensão sem um aumento da pressão arterial.
Insônia
  • Há algumas evidências de que as técnicas de relaxamento podem ajudar no tratamento da insônia crônica.
Síndrome do Intestino Irritável
  • Alguns estudos têm indicado que as técnicas de relaxamento podem prevenir ou aliviar os sintomas da síndrome do intestino irritável em alguns participantes.
  • Uma revisão das pesquisas encontrou algumas evidências de que a auto-hipnose pode ser útil no tratamento de síndrome do intestino irritável.
NCCAM Clinical Digest é um serviço do Centro Nacional para Medicina Complementar e Alternativa, NIH, DHHS. NCCAM Clinical Digest, uma e-newsletter mensal, oferece informações baseadas em evidências sobre a CAM, incluindo buscas na literatura científica, resumos de NCCAM investigação financiada, fichas para os pacientes, e muito mais.
O Centro Nacional para Medicina Complementar e Alternativa (EUA) é dedicado a explorar as práticas de cura alternativas e complementares no contexto da ciência rigorosa, a formação de investigadores CAM, e divulgação de informações de autoridade para o público e profissionais.  Para obter informações adicionais, ligue para a Câmara NCCAM gratuitamente para 1-888-644-6226 ou visite o site da NCCAM em nccam.nih.gov . NCCAM é um de 27 institutos e centros no National Institutes of Health, um local para a investigação médica nos Estados Unidos.
Direitos autorais

Conteúdo é de domínio público e pode ser reproduzido, exceto se indicado como direitos autorais (©). Por favor, créditos são do Centro Nacional para Medicina Complementar e Alternativa. Todos os materiais com direitos autorais é de propriedade de seus respectivos donos e não pode ser reproduzida sem a permissão deles.

O texto foi traduzido livremente pelo Prof. Armando Ribeiro para a língua portuguesa, com o objetivo de promover o assunto em nosso meio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário