quarta-feira, setembro 14, 2011

Medicina Comportamental no IPq-HCFMUSP

Aula
Medicina Comportamental
com o Prof. Armando Ribeiro das Neves Neto


O tema Medicina Comportamental e o emprego das terapias complementares (ex. biofeedback, hipnose e mindfulness, entre outras) em psicologia clínica, hospitalar e psiquiatria serão tópicos da aula do Prof. Armando Ribeiro no curso de Aprimoramento em Terapia Comportamental Cognitiva em Saúde Mental do Programa de Ansiedade do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. A proposta do curso é formar profissionais capazes de utilizar diversas estratégias terapêuticas baseadas nos modelos da análise do comportamento e da terapia cognitivo-comportamental, para os transtornos mentais e comportamentais. A Medicina Comportamental é um dos campos de aplicação da Terapia Cognitivo-Comportamental voltada às doenças funcionais (psicofisiológicas), tais como: síndrome do intestino irritável, fibromialgia, dor crônica, cefaléia, fadiga crônica, insônia, hipertensão arterial, além de todas as demais condições médicas afetadas pelo estresse. As estratégias complementares visam aumentar a auto-regulação dos pacientes sobre o corpo, a mente e as emoções, e podem ser associadas aos tratamentos médicos convencionais e psicoterapêuticos.

Local: Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP
Data: 17/09/2011
Horário: das 08h30 às 17h
Público-alvo: somente alunos regulares do curso de aprimoramento em Terapia Comportamental Cognitiva em Saúde Mental do Programa de Ansiedade do IPQ-HCFMUSP.


Sobre o Programa de Ansiedade do IPq-HCFMUSP



O ambulatório de Ansiedade (AMBAN), do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, iniciou suas atividades em 1985 com o objetivo de realizar estudo multidisciplinar em diferentes aspectos do tratamento do TRANSTORNO DO PÂNICO .

Os transtornos Ansiosos são distúrbios mentais que prevalecem na população geral. Visando pesquisar estes transtornos, anteriormente denominados NEUROSES, utilizamos a infra estrutura do INSTITUTO DE PSIQUIATRIA para o desenvolvimento de estudos Científicos.

O estudo da ansiedade foi uma das áreas da Psiquiatria em que ocorreram progressos significativos com o desenvolvimento de tratamentos de grande eficácia.

Uma das maiores preocupações dos participantes do AMBAN tem sido multiplicar o conhecimento de técnicas através de treinamentos de profissionais e trabalhos de pesquisa para alcançar novos conhecimentos em área tão complexa.

Nossa equipe vem colaborando com o desenvolvimento desse progresso através de um intenso intercâmbio científico com profissionais nacionais e estrangeiros. 
 



Indicações de Leitura

Saúde Integral. A medicina do corpo, da mente e o papel da espiritualidade.
Paulo Bloise (org.)

Sinopse. Antes, para a OMS, saúde era considerada a ausência de enfermidade, isto é, doença, deficiência ou invalidez. Depois, passou a ser um ¿estado de completo bem-estar físico, mental e social¿. Este livro foi organizado seguindo-se os preceitos da medicina integrativa, que abrange as dimensões do corpo, da mente e da espiritualidade. Conceitos tão amplos como saúde e imprecisos como espiritualidade são tratados com um diálogo entre disciplinas e escolas de pensamento, com o propósito de aproveitar a experiência de autores de áreas tão distantes como o zen-budismo, a neurologia e a filosofia.
O Prof. Armando Ribeiro escreveu o capítulo "Terapia Cognitivo-Comportamental da revolução à evolução cognitiva", com base em seus estudos de Medicina Comportamental na UNIFESP, o capítulo descreve o encontro entre o psiquiatra dr. Aaron Beck e S.S. Dalai Lama, no V Congresso Mundial de Terapia Cognitiva na Suécia (2005), com discussões sobre a utilização da meditação (mindfulness) em Terapia Cognitivo-Comportamental.


A prática da terapia cognitivo-comportamental baseada em mindfulness e aceitação
Lizabeth Roemer & Susan M. Orsillo


Este livro traz orientações práticas para a integração da prática de aceitação e mindfulness à terapia cognitivo-comportamental. Demonstram como conduzir uma avaliação, desenvolver uma formulação de caso e planejar um tratamento flexível para cada paciente. Exemplos de caso e transcrições ilustram como o tratamento pode ser adaptado para diferentes problemas ou preocupações. Inclui ainda diversos formulários de exercícios para a prática clínica.
O Prof. Armando Ribeiro foi o consultor, supervisor e revisor técnico deste livro em português.



Cuidado al paciente con enfermedad crónica
Saldaña DMA, Carrilo GJS & Colmenares SMR


Reseña: El libro presenta trece temas, distribuidos en cinco secciones, cuyos autores se desempeñan en el ámbito colectivo y asistencial en Colombia, Chile y Brasil, países que comparten la problemática actual desatada por las enfermedades crónicas. La primera sección presenta un panorama general del contexto epidemiológico y político de las enfermedades crónicas; la segunda sección desarrolla propuestas de prevención, promoción en ámbitos innovadores y muestra la importancia de las redes sociales de apoyo en el cuidado y control de las enfermedades crónicas; la tercera sección se enfoca en el cuidado desde el abordaje psicosocial: la cuarta sección propone diferentes estrategias para mejorar la adherencia al tratamiento, como el autocuidado, la educación y la espiritualidad; por último, la quinta sección pone en evidencia el papel del profesional de enfermería en dos ámbitos novedosos: la atención domiciliaria y el cuidado paliativo.
O Prof. Armando Ribeiro foi o autor do capítulo "Manejo del estrés en pacientes con enfermedad crónica" com relatos de experiências sobre a gestão do estresse e da qualidade de vida em São Paulo - Brasil.


Sobre Comportamento e Cognição

Estendendo a psicologia comportamental e cognitiva aos contextos da saúde, das organizações, das relações pais e filhos e das escolas.

Brandão MZS (orgs.)


A cada ano, os trabalhos mais relevantes do Encontro organizado pela Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC) são publicados numa série de livros intitulada Comportamento em Foco (anteriormente denominada Sobre Comportamento e Cognição). Registro da produção científica brasileira na última década, a coletânea já alcançou 24 volumes.
O Prof. Armando Ribeiro escreveu o capítulo sobre "Medicina Comportamental" no 14º volume da coleção Sobre Comportamento e Cognição editada pela ABPMC.


Homenagem


Ao discutir o ensino e a aplicação prática da Medicina Comportamental no Brasil, é fundamental referenciar o Prof. Dr. José Roberto Leite - professor adjunto livre-docente do departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e pioneiro nos estudos científicos e formação de profissionais embasados nos pressupostos da Medicina Comportamental (Behavioral Medicine) em nosso meio.  Muito obrigado!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário