quarta-feira, setembro 14, 2011

Estresse será tema de SIPAT do Lab Baldacci

Palesta
Estresse ocupacional - novos desafios
com o Prof. Armando Ribeiro das Neves Neto

 

O estresse ocupacional é um importante fator de risco para a diminuição da produtividade, aumento do absenteísmo, presenteísmo, além de afetar à saúde (física e emocional), qualidade de vida e bem-estar de todos nas organizações. O Prof. Armando Ribeiro, coordenador do Programa de Avaliação do Estresse do CHECK-UP do Hospital São José - Beneficência Portuguesa de São Paulo, participará da SIPAT do Laboratório Baldacci, em São Paulo, com o tema "Estresse ocupacional - novos desafios". A ênfase da palestra é sobre os efeitos nocivos do estresse ocupacional, além da responsabilidade dos gestores e líderes em promover medidas para a redução do estresse no ambiente de trabalho. A palestra é baseada nas estratégias da Terapia cognitivo-comportamental e do life coaching.


Local: matriz dos Laboratórios Baldacci (São Paulo)
Data: 15/09/2011
Horário: 14h30
Público-alvo: colaboradores dos Laboratórios Baldacci


Fotos da Palestra


A palestra sobre estresse ocupacional na SIPAT do Laboratório Baldacci foi uma parceria do Programa de Avaliação do Estresse do CHECK-UP do Hospital São José - Beneficência Portuguesa de São Paulo com a equipe da CIPA do laboratório. Nesta foto, Sr. Marcelo Marques (Departamento Comercial da BP) e o Prof. Armando Ribeiro.

 

O Prof. Armando Ribeiro enfatizou o papel do líder na gestão do estresse das equipes de trabalho, e o desenvolvimento de habilidades pessoais e de comunicação interpessoal como um dos pilares de ambientes menos estressantes.


Foram realizadas demonstrações das reações do estresse, através de sofisticados equipamentos de biofeedback, capazes de monitorar as consequências de emoções negativas e pensamentos automáticos estressantes. Foram realizadas vivências de técnicas de respiração anti-estresse, simples e ao mesmo tempo potentes para manter o organismo equilibrado.


Um dos diferenciais das palestras do Prof. Armando Ribeiro é associar as informações científicas de ponta sobre o estresse pessoal e ocupacional, aliados ao bom humor e demonstrações práticas de atividades capazes de reduzir o estresse negativo. É fundamental apresentarmos as melhores evidências científicas, em uma linguagem acessível para modificação do comportamento e do estilo de vida. A ciência psicológica e médica sobre o estresse não pode ser ainda mais estressante, e as pessoas precisam apoderar-se do conhecimento transformador!!!


A participação dos colaboradores do Laboratório Baldacci foi imprescindível para o sucesso desta realização. Parabéns a todos os organizações da SIPAT Baldacci 2011.


Sobre os Laboratórios Baldacci


Laboratórios Baldacci: mais de 100 anos na constante busca pela excelênciaValentino Baldacci (1877-1952) iniciou sua carreira ao inaugurar a “Farmácia Baldacci” que, até hoje, funciona em Pisa, na Itália. Em 1904, concretizou o seu maior sonho fundando, na mesma cidade, a matriz dos Laboratórios Baldacci, uma das primeiras indústrias farmacêuticas da Itália. Formou então a sua equipe, recrutando nas universidades uma verdadeira elite de cientistas italianos, dando início a um notável programa de pesquisas científicas.

As primeiras fórmulas, fruto desse intenso trabalho científico, surgiram somente quatro anos depois, em 1908, em razão da preocupação dos cientistas de Baldacci de que os novos produtos só fossem colocados no mercado após experimentações científicas realizadas dentro do mais alto critério, daí terem sido imediatamente aceitos pela classe médica italiana e de vários países da Europa.

Para um trabalho de tal envergadura foi necessário, desde logo, um enorme aparato experimental, sendo criado um Instituto de Pesquisa, ou seja, um centro de Fïsio-farmacologia destinado ao estudo dos produtos em sua fase clínica final. Esse centro foi amparado por uma famosa biblioteca, cuja existência atual é fruto de persistência e muito trabalho. A coleção precisou ser reconstruída por duas vezes: após a Segunda Guerra Mundial, depois de bombardeios que a destruíram, e por conta dos sérios danos gerados pela grande inundação de 1949.

Atualmente, a biblioteca conta com mais de 15 mil volumes, recebendo ainda 250 revistas de todo o mundo, das quais grande parte em intercâmbio com as Edições Baldacci de Informação Médica: a OMNIA MÉDICA ET THERAPEUTICA, uma das mais difundidas e consultadas publicações italianas; a OMNIA MEDICAMENTA e a QUADERNI DELLA COAGULAZIONE, que foi a primeira revista no mundo a abordar o processo da coagulação sangüínea.

Valentino Baldacci administrou a companhia até o seu falecimento, em 1952. Seu filho, o médico e professor Ugo Baldacci, assumiu a companhia, depois de muito se dedicar ao Instituto de Pesquisa Científica. Quando faleceu, em 1993, foi substituído por seu filho Mássimo Baldacci, também médico.

Para homenagear seu fundador, foi criada, em 1953, a Fundação Valentino Baldacci, para promover e amparar a pesquisa científica, nos campos da química e biologia. Graças à toda seriedade científica, os Laboratórios Baldacci tornaram-se uma das mais importantes e respeitadas companhias do setor, na Europa e no Brasil.

Atualmente, os Laboratórios Baldacci contam com duas filiais internacionais: no Brasil, fundada na cidade de São Paulo, em 1951; e em Portugal, que opera desde 1955, em Lisboa.
Hoje, com cerca de 300 funcionários, a empresa atua em todo o território nacional, com representantes que levam à classe médica informações sobre os nossos produtos e a atuação dos distribuidores junto à rede de farmácias. A linha de produtos Baldacci é composta por medicamentos para várias especialidades, com destaque para a área cardiológica; a empresa orgulha-se de ter lançado no mercado várias importantes drogas, entre elas o diltiazem (BALCOR) e o mononitrato –5 de isossorbida (MONOCORDIL), ambos como pioneiros, inclusive as suas apresentações retard (ação prolongada) e injetável. Em 1994, foi completada e colocada no mercado a forma sublingual do mononitrato – 5 de isossorbida (MONOCORDIL SUBLINGUAL), fruto do trabalho conjunto dos departamentos Médico e de Desenvolvimento de Produtos, responsáveis por novos lançamentos e pela melhoria contínua das suas áreas de produção.

A qualidade dos produtos Baldacci, aliada à seriedade, perseverança e ao direcionamento adequado do trabalho de seus integrantes, são os principais fatores que geram a excelente reputação dos Laboratórios Baldacci junto à classe médica. Hoje, mais da metade dos produtos Baldacci estão entre os dez mais prescritos pela classe médica, dentro das classes terapêuticas em que estão classificados.

Tecnologia avançada e aproveitamento planejado de espaços, facilitam o rigoroso controle de qualidade da fábrica, em todas as fases da produção, desde a entrada dos princípios ativos, excipientes e materiais de embalagem, até a entrega dos produtos acabados aos distribuidores. Este constante rigor produtivo levou a ANVISA a qualificar os Laboratórios Baldacci com o certificado de Boas Práticas de Fabricação (GMP - Good Manufacturing Practice), conferido a empresas que atingem o grau máximo de qualidade tecnológica, dentro dos padrões internacionais de produção de medicamentos. Isto reflete a SERIEDADE e o RESPEITO que todos os integrantes dos Laboratórios Baldacci mantêm no exercício de suas atividades.



Nenhum comentário:

Postar um comentário