segunda-feira, agosto 29, 2011

Interfaces entre a Neuropsicologia e a TCC no XI Congresso Brasileiro de Neuropsicologia


XI Congresso Brasileiro de Neuropsicologia Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp)

Local:
Hospital Samaritano em São Paulo
Data: 07, 08 e 09 de outubro de 2011

Site:
http://www.sbnp.com.br/xi-congresso-nacional-neuropsicologia/

"É uma honra para a SBNp apresentar o XI Congresso Brasileiro de Neuropsicologia que, em 2011, apresenta-se com um formato inovador. Além de poder ser acompanhado semi-presencialmente, o congresso será ofertado na modalidade virtual. Todas as conferências e mesas-redondas serão transmitidas pela internet em tempo real. Com este formato, pretendemos levar o congresso às várias regiões do país, divulgando a neuropsicologia e seus avanços para profissionais e estudantes de diversas áreas de saúde e educação."

Programação

Dentre as diversas atividades do XI Congresso Brasileiro de Neuropsicologia, o Prof. Armando Ribeiro das Neves Neto participou da mesa-redonda sobre "Interfaces da Neuropsicologia e Terapia Cognitivo-Comportamental" e apresentou uma conferência sobre "Terapia Cognitivo-Comportamental em Neuropsicologia: Ampliando as estratégias de reabilitação através de mindfulness e biofeedback".

Veja a programação completa no site:

Fotos do Evento


Prof. Armando Ribeiro das Neves Neto nos estúdios da empresa Atitude durante à palestra sobre "Terapia Cognitivo-Comportamental em Neuropsicologia: Ampliando as estratégias de reabilitação através de mindfulness e biofeedback" na mesa-redonda "Interfaces em Neuropsicologia e Terapia Cognitivo-Comportamental" no XI Congresso Brasileiro de Neuropsicologia, promovido pela Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNP). Foi uma experiência inédita na realização de um congresso virtual, em que os palestrantes se dirigiam aos estúdios de gravação e as palestras eram transmitidas on-line para todo o país.


A mesa-redonda foi formada pelos neuropsicólogos e psicoterapeutas Karine Martins (Maceió - AL), Thiago Rivero (São Paulo - SP) e Armando Ribeiro (São Paulo - SP), todos com a dupla formação, em neuropsicologia e terapia cognitivo-comportamental.



O Prof. Armando Ribeiro fez uma pequena demonstração da utilização de um equipamento de biofeedback portátil, capaz de monitorar a atividade da variabilidade da frequência cardíaca (VFC) e destinado ao treino da redução do estresse e da ansidade. A utilização do equipamento pode ser associada as técnicas convencionais da Terapia Cognitivo-Comportamental, mas novos estudos buscam explorar sua utilização no desenvolvimento de perfomances cognitivas específicas (ex. atenção, memória e etc) em situações críticas (ex. esporte profissional, reuniões, psicoterapia, entre outros).


Trecho (video) da palestra do Prof. Armando Ribeiro das Neves Neto sobre "Terapia Cognitivo-Comportamental em Neuropsicologia: Ampliando as estratégias de reabilitação através de mindfulness e biofeedback" na mesa-redonda "Interfaces entre a Neuropsicologia e a TCC" no XI Congresso Brasileiro de Neuropsicologia (2011) e promovido pela Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNP), sendo este o primeiro congresso semi-presencial da neuropsicologia brasileira. Durante a palestra, o prof. Armando Ribeiro contou com o auxílio da tecnologia de webmeeting o que possibilitou realizar uma enquete nacional sobre o contato com à TCC durante a formação em neuropsicologia ou reabilitação neuropsicológica, sendo que 45% dos participantes afirmaram terem tido alguma discussão sobre TCC em neuropsicologia.


Indicações de Leitura


Biofeedback em Terapia Cognitivo-Comportamental
Arq Med Hosp Fac Cienc Med Santa Casa São Paulo. 2010; 55(3):127-32


Resumo - O objetivo deste artigo é descrever a utilização do biofeedback como um recurso terapêutico complementar à psicoterapia (Terapia Cognitivo-Comportamental). O biofeedback poderá oferecer aos profissionais da saúde mental uma nova ferramenta terapêutica, não-invasiva, não medicamentosa, que tem o potencial de ampliar o conhecimento sobre a interface corpo e mente, tornando a psicoterapia uma intervenção mais objetiva e ampliando o potencial humano para o controle das queixas psicossomáticas. Descritores: Medicina do comportamento, Biorretroalimentação psicológica, Terapia cognitiva, Terapia comportamental, Psicoterapia, Estresse psicológico.
Abstract - The aim of this paper is to describe the use of biofeedback as a therapeutic resource complement to psychotherapy (Cognitive-Behavioral Therapy). Biofeedback may offer mental health professionals a new therapeutic tool, non-invasive, non-drug, which has the potential to expand knowledge of the interface body and mind, making psychotherapy a more objective and expanding the human potential for control of psychosomatic complaints. Keywords: Behavioral medicine; Biofeedback, Psychology; Cognitive therapy; Behavior therapy, Psychotherapy; Stress, psychological.

O Prof. Armando Ribeiro é o autor do artigo científico "Biofeedback em Terapia cognitivo-comportamental" na revista Arquivos Médicos da Faculdade de Ciência Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP).


Psicoterapia Cognitivo-Comportamental: Possibilidades em Clínica e Saúde.
Neves Neto AR (org.)


Este livro foi escrito por jovens profissionais que, sensibilizados com as dificuldades de acesso aos materiais relativos à teoria e à prática da Terapia Cognitivo-Comportamental no Brasil, resolveram descrever os caminhos que trilharam na busca de uma formação sólida.
A obra enfoca desde os conceitos fundamentais às possíveis aplicações em Psicologia Clínica e da Saúde. Pormenorizadamente, foram apresentados trabalhos que envolveram: Transtorno do Pânico com Agorafobia, Depressão, Transtorno Obsessivo-Compulsivo, Pseudo-Agorafobia, Ciúmes Patológico, HIV-Aids, Esclerose Múltipla, Asma, Cirurgia Geral e um Guia de Terapia Cognitivo-Comportamental On-line.
A Terapia Cognitivo-Comportamental vem se expandindo velozmente em nosso meio profissional, sendo absorvida em diferentes contextos clínicos e instituições de saúde. A existência de um modelo compreensivo, baseado em uma filosofia pragmática, na utilização de estratégias cientificamente embasadas, no diálogo íntimo com a Psiquiatria e demais neurociências e uma relação terapêutica ética e humanizada permitem sustentar a afirmação que a Terapia Cognitivo-Comportamental é uma das principais opções de tratamento que atualmente responde à realidade social, científica e econômica brasileira e mundial.
Este livro é destinado a todos aqueles interessados em conhecer melhor as propostas desta abordagem psicoterapêutica, e que se permitiram, ao nosso lado, caminhar na apaixonante trilha da construção do conhecimento.
O Prof. Armando Ribeiro é o autor e organizador do livro "Psicoterapia Cognitivo-Comportamental: Possibilidades em Clínica e Saúde".

Nenhum comentário:

Postar um comentário